FILMES NO CINEMA

O Último Azul | Rodrigo Santoro celebra prêmio do Festival de Berlim

Publicado em 22/02/25 16:00

Protagonista de O Último Azul, Rodrigo Santoro falou ao Omelete neste sábado (22) sobre a vitória do filme no Festival de Berlim, onde recebeu o Grande Prêmio do Júri. O longa do brasileiro Gabriel Mascaro levou o Urso de Prata que é considerado o segundo lugar simbólico da premiação da seleção principal.

"Quando o cinema brasileiro independente recebe um reconhecimento dessa relevância, a maior vencedora é a nossa cultura", escreveu em comunicado. "É emocionante representar o Brasil num filme que nos convida a reeducar o olhar para um tema tão urgente."

O Brasil já venceu em duas ocasiões o Urso de Ouro em Berlim, com os filmes Central do Brasil e Tropa de Elite. Este ano, O Último Azul ficou atrás apenas do norueguês Dreams, que recebeu a honraria maior do evento.

O Último Azul | Filme brasileiro leva Urso de Prata no Festival de Berlim

Leia a sinopse oficial do filme: Em nome da retomada econômica, o Governo brasileiro criou um sistema perene de isolamento vertical compulsório para idosos com mais de 80 anos ficarem confinados em uma colônia. Teca tem 77 anos e mora na aldeia de Muriti, na Amazônia, quando é surpreendida pelo anúncio da redução de idade, inclusive de sua faixa etária. Encurralada, Teca faz uma intrigante viagem escondida dos oficiais em meio a rios, barcos e o submundo para tentar realizar clandestinamente seu último sonho, fazer um passeio de avião.

O elenco conta com Denise WeinbergRodrigo SantoroMiriam SocarrásAdaniloRosa MalaguetaClarissa PinheiroDimas Mendonça e mais. 

Enquanto O Último Azul não ganha uma data, o filme que alçou Gabriel Mascaro à fama, Boi Neon, está disponível no Prime Video.

load_js();

Fonte: Omelete // Pedro Strazza

Veja também