FILMES NO CINEMA

O Último Azul | Filme brasileiro leva Urso de Prata no Festival de Berlim

Publicado em 22/02/25 16:00

O Último Azul, filme brasileiro do diretor Gabriel Mascaro, venceu neste sábado o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim. O prêmio é o segundo lugar simbólico da seleção principal do evento.

Em nota ao Omelete, o ator e protagonista Rodrigo Santoro comemorou a vitória do filme. "Quando o cinema brasileiro independente recebe um reconhecimento dessa relevância, a maior vencedora é a nossa cultura", escreveu em comunicado.

"É emocionante representar o Brasil num filme que nos convida a reeducar o olhar para um tema tão urgente."

O Urso de Ouro este ano ficou com o norueguês Dreams, de Dag Johan Haugerud. O filme faz parte da trilogia Sex Love Dreams do diretor, em histórias formadas por dilemas vividos por dois personagens diferentes —cada obra acompanha núcleos diferentes.

O júri de Berlim presidido por Todd Haynes ainda premiou o romeno Radu Jude com o Urso de Prata de roteiro, Andrew Scott com o de performance coadjuvante por Blue Moon e Rose Byrne com o de atuação principal por If I Had Legs I'd Kick You. Veja abaixo a lista completa de vencedores.

Contribuição Artística - Lucile Hadžihalilović, por The Ice Tower Melhor Roteiro - Radu Jude por Kontinental 25 Melhor Atuação Coadjuvante - Andrew Scott por Blue Moon Melhor Atuação Principal - Rose Byrne por If I Had Legs I’d Kick You Melhor Direção - Huo Meng por Living the Land Prêmio do Júri - El Mensaje de Iván Fund Urso de Prata do Grande Prêmio do Júri - O Último Azul de Gabriel Mascaro Urso de Ouro - Dreams de Dag Johan Haugerud

Leia a sinopse oficial de O Último Azul: Em nome da retomada econômica, o Governo brasileiro criou um sistema perene de isolamento vertical compulsório para idosos com mais de 80 anos ficarem confinados em uma colônia. Teca tem 77 anos e mora na aldeia de Muriti, na Amazônia, quando é surpreendida pelo anúncio da redução de idade, inclusive de sua faixa etária. Encurralada, Teca faz uma intrigante viagem escondida dos oficiais em meio a rios, barcos e o submundo para tentar realizar clandestinamente seu último sonho, fazer um passeio de avião.

O elenco conta com Denise WeinbergRodrigo SantoroMiriam SocarrásAdaniloRosa MalaguetaClarissa PinheiroDimas Mendonça e mais. 

Enquanto O Último Azul não ganha uma data, o filme que alçou Gabriel Mascaro à fama, Boi Neon, está disponível no Prime Video.

load_js();

Fonte: Omelete // Pedro Strazza

Veja também