Morre Papa Francisco | Scorsese enaltece Pontífice: "Tive a sorte de conhecê-lo"
Publicado em 21/04/25 17:00
O diretor Martin Scorsese emitiu um comunicado para falar sobre a morte do Papa Francisco, aos 88 anos, e lembrou de quando conheceu o Pontífice. Em declaração enviada à Variety, Scorsese comentou a respeito e em como vai se lembrar do Papa latino.
Filmes e Séries sobre o Papa e o Vaticano para assistir“Há muito que pode ser dito sobre a importância do Papa Francisco e tudo o que ele significou para o mundo, para a Igreja, para o papado. Deixo isso para os outros. Ele foi, em todos os sentidos, um ser humano notável. Ele reconheceu suas próprias falhas. Ele irradiava sabedoria. Ele irradiava bondade. Ele tinha um compromisso inabalável com o bem. Ele sabia em sua alma que a ignorância era uma praga terrível para a humanidade. Então, ele nunca parou de aprender. E ele nunca parou de esclarecer. E ele abraçou, pregou e praticou o perdão. Perdão universal e constante. A perda para mim é profunda — tive a sorte de conhecê-lo e sentirei falta de sua presença e de seu calor. A perda para o mundo é imensa. Mas ele deixou uma luz para trás, que jamais poderá ser apagada", disse.
Papa Francisco e Scorsese se encontraram recentemente, em 2023, quando esteve na Itália e também anunciou que faria mais um filme sobre a vida de Jesus Cristo. "Respondi ao apelo do Papa aos artistas da única maneira que sei: imaginando e escrevendo um roteiro para um filme sobre Jesus”, disse Scorsese na época. “E estou prestes a começar a fazê-lo", complementou. O filme ainda não tem nome ou previsão de estreia.
Nascido em 17 de dezembro de 1936, o Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) foi o primeiro pontífice latino-americano da Igreja Católica. Ele foi eleito o líder da igreja em 13 de março de 2013, quando foi o escolhido para substituir Bento XVI.
O Papa apresentou um quadro de bronquite no início de fevereiro, chegando a ser internado no dia 14 do mesmo mês e teve seu quadro piorado nos dias seguintes. Ele chegou a ter alta e fez uma aparição no domingo de Páscoa, onde pediu cessar-fogo em Gaza.
Dois Papas | Conheça o filme sobre Papa Francisco do diretor de Cidade de DeusA história do relacionamento do Papa Francisco e de Bento XVI, que tinham visões diferentes sobre a postura da igreja com assuntos conservadores, foi retratado em Dois Papas, filme dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles e indicado ao Oscar em algumas categorias, em 2020, incluindo o prêmio de Melhor Ator para Jonathan Pryce, que interpretou Francisco. Bento XVI foi encarnado por Anthony Hopkins.
No início do ano, com a doença de Francisco na mesma época do Oscar, muitos falara sobre a semelhança da situação com a do filme Conclave, uma das sensações da temporada de premiações. O elenco do filme chegou a enviar mensagens de apoio ao Pontífice.
Conclave transforma eleição do papa em um fantástico thriller de espionagemO Vaticano ainda não confirmou quando será o velório de Jorge Mario Bergoglio ou qualquer informação sobre a eleição do novo Papa.
Fonte: Omelete // Felipe Vinha