FILMES NO CINEMA

Emilia Pérez fez história com prêmio no Festival de Cannes, relembre

Publicado em 01/02/25 09:00

O filme Emilia Pérez, dirigido pelo francês Jacques Audiard, pode estar envolto em polêmicas, mas ele fez história e vinha de uma campanha muito positiva desde o Festival De Cannes em 2024.

Meli+: assine Disney+, Max e Paramount+ com desconto

Atualmente indicado a 13 categorias no Oscar 2025, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz com Karla Sofía Gascón, a produção tem chamado a atenção por conta de abordagens polêmicas de sua principal estrela a respeito de concorrentes e publicações preconceituosas que vieram à tona nos últimos dias.

Ainda assim, lá em maio de 2025, Emilia Pérez foi aclamado e premiou todo o seu elenco feminino, inclusive Karla Sofía, que é uma mulher trans. O filme em si venceu o Prêmio do Júri, enquanto Karla Sofía Gascón, Zoë Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz venceram, juntas, o prêmio de melhor atuação feminina em Cannes.

Emilia Pérez | "Rival" do Brasil, atriz do filme pede ajuda a Fernanda Torres Atriz de Emilia Pérez quebrou regra do Oscar? Entenda as regras  Emilia Perez é o filme de língua não inglesa com mais indicações

A premiação é sem precedentes não apenas por agraciar todo o elenco feminino principal do longa-metragem, mas também por premiar a primeira mulher assumidamente trans nesta categoria.

A ascensão de Karla Sofía Gascón também é digna de nota, pois ela era uma estrela de telenovelas, tendo participado até mesmo da versão de 2022 de Rebelde, na Netflix, e agora se tornou uma estrela mundial graças a Emilia Pérez.

Em janeiro de 2025, ao todo, Emilia Pérez garantiu ainda 4 prêmios no Globo de Ouro — Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Canção Original. O filme ganhou de nomes como Anora, o brasileiro Ainda Estou Aqui e ainda garantiu para a atriz Zoe Saldaña a premiação de Melhor Atriz Coadjuvante.

Emilia Pérez | Diretor se desculpa com mexicanos pelo filme Emilia Pérez é esnobado no GLAAD, principal prêmio do cinema LGBTQ+ Emilia Pérez é “pífio” e “dá munição” para transfobia, dizem jornalistas trans; ENTENDA

Emilia Pérez ganhou força desde então. Teve exibição em outros festivais, inclusive no Festival de Cinema do Rio, ainda em 2024, e construiu sua fama até as 13 indicações ao Oscar. Ainda é um dos filmes mais fortes no páreo e o principal concorrente do brasileiro Ainda Estou Aqui na categoria de Melhor Filme Internacional.

load_js();

Fonte: Omelete // Felipe Vinha

Veja também