FILMES NO CINEMA

Atriz de Emilia Pérez pede desculpas por tweets preconceituosos

Publicado em 01/02/25 16:00

Protagonista de Emilia Pérez, a atriz Karla Sofía Gascón voltou a comentar neste sábado (1°) a polêmica envolvendo publicações antigas suas no Facebook e no X, o antigo Twitter. No Instagram, a artista afirmou que não é racista e pediu desculpas pelos materiais, que vem rodando as redes sociais desde a última quinta-feira (30).

"Eles já venceram. A primeira coisa que eu gostaria de fazer é pedir pelo mais sincero perdão a aqueles que se sentiram mal sobre a forma como me expressei em qualquer parte da minha vida", escreveu Gascón na plataforma.

"Eu tenho muitas coisas para aprender neste mundo, e as formas são o meu maior defeito. A vida me ensinou algo que eu nunca quis aprender: está claro para mim que não importa o quanto a minha mensagem é minha. Sem usar as palavras corretas, ela pode se converter em outra."

A atriz também disse ver ataques a sua pessoa nas redes sociais. "Qualquer um que me conhece sabe que eu não sou racista (vocês ficarão surpresos quando descobrirem que as pessoas mais importantes na vida hoje e que eu mais amo são muçulmanas) ou qualquer uma das coisas pela qual sou julgada e condenada sem julgamento e sem a opção de explicar a verdadeira intenção", declarou Gascón.

"Eu sempre lutei por uma sociedade mais justa e um mundo de liberdade, paz e amor. Eu nunca apoiarei guerras, extremismo religioso e a opressão de raças e pessoas. Eles criaram posts como se eu estivesse insultando os meus colegas. Coisas que eu escrevi para glorificar como se eles fossem críticas, piadas como se fossem a realidade, palavras que sem o contexto devido apenas parecem ódio. Tudo para que eu não vença qualquer coisa e afunde."

Você pode ver a publicação na íntegra abaixo.

Como a polêmica de Emília Perez muda o Oscar e pode prejudicar Ainda Estou Aqui

A maioria das publicações da atriz foi feita entre 2020 e 2021, no ápice da pandemia da COVID-19, mas tweets mais recentes também estão no meio das mensagens destacadas. No início da semana, Karla também disse que a equipe de Fernanda Torres e do filme Ainda Estou Aqui a atacavam na internet, algo que a brasileira já havia dito para seus seguidores não fazerem em um vídeo. No mesmo dia, ela negou as acusações e disse que se referia à comunidade de fãs que a atacavam.

Emilia Pérez | "Rival" do Brasil, atriz do filme pede ajuda a Fernanda Torres Atriz de Emilia Pérez quebrou regra do Oscar? Entenda as regras  Emilia Perez é o filme de língua não inglesa com mais indicações Estrategista de Emília Peréz trabalhou em Shakespeare Apaixonado

O que Karka Gascón falou no Twitter?

Segundo a Variety, ainda longe de conquistar seu papel em Emilia Pérez, que lhe rendeu a primeira indicação de uma mulher assumidamente trans ao Oscar de Melhor Atriz - dentre as 13 indicações do filme da Netflix - Gascón criticou a cerimônia de 2021, que premiou Nomadland“Cada vez mais o #Oscar parece uma cerimônia de filmes independentes e de protesto. Não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M”, escreveu Gascón referenciando os movimentos e protestos feministas. “Fora isso, uma festa feia, feia”, completou sobre a festa organizada na Union Station, em Los Angeles, fora do tradicional Dolby Theater, por causa da pandemia da COVID-19.

Emilia Pérez | Diretor se desculpa com mexicanos pelo filme Emilia Pérez é esnobado no GLAAD, principal prêmio do cinema LGBTQ+ Emilia Pérez é “pífio” e “dá munição” para transfobia, dizem jornalistas trans; ENTENDA
 

Sobre o vírus da pandemia, Gascón repetiu comentários preconceituosos, que associavam o vírus ao povo da China. "Há tantos cientistas no mundo fazendo bombas, tantos acadêmicos construindo objetos para o espaço, tantas fábricas de medicamentos e não há ninguém que consiga entrar na fila dessa merda chinesa. No final, foi um show tremendo para uma nova variante da gripe, aviária ou coronavírus.”, publicou.

Meli+: assine Disney+, Max e Paramount+ com desconto

A publicação também reportou que em novembro de 2020 uma das mensagens de Gascón dizia: "Sinto muito, é só impressão minha ou há mais muçulmanos na Espanha? Toda vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias abaixadas até os calcanhares. No ano que vem, em vez de inglês, teremos que ensinar árabe", traduziu a publicação do espanhol para o inglês.

Emilia Pérez | Conheça o polêmico rival de Ainda Estou Aqui no Oscar

Em outra postagem de 2020, ainda sobre o islamismo, Gascón utilizou a foto de uma família muçulmana, onde a esposa utilizava uma burca para criticar a religião e seu "machismo"“O islamismo é maravilhoso, sem nenhum machismo. As mulheres são respeitadas e, quando são respeitadas, ficam com um pequeno buraco quadrado no rosto para que seus olhos e bocas possam ser vistos, mas somente se ela se comportar. Embora eles se vistam assim para seu próprio prazer. “QUÃO PROFUNDAMENTE REPUGNANTE DA HUMANIDADE.” 

Em 2021 ela aumentou sua crítica para todas as religiões, onde afirmou estar farta do islamismo, cristianismo, catolicismo e "de todas as crenças idiotas que violam os direitos humanos". Em seus comentários sobre o assassinato de George Floyd, poucos dias após a morte que deu início aos protestos nos EUA e no mundo, Karla Sofía Gascón disse: "Eu realmente acho que muito poucas pessoas se importaram com George Floyd, um vigarista viciado em drogas, mas sua morte serviu para demonstrar mais uma vez que há pessoas que ainda consideram os negros como macacos sem direitos e consideram os policiais como assassinos""Eles estão todos errados", completou.

Emilia Pérez estreia nos cinemas brasileiros em 6 de fevereiro após conquistar 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante.

load_js();

Fonte: Omelete // Pedro Strazza

Veja também