Morre David Lynch | James Gunn faz homenagem ao cineasta
Publicado em 16/01/25 19:00
Faleceu aos 78 anos o diretor David Lynch, mente por trás de Twin Peaks e Veludo Azul. Vários nomes da indústria do cinema prestaram homenagens ao cineasta, incluindo James Gunn, o atual co-chefe do DC Studios. O diretor da franquia Guardiões da Galáxia e de Esquadrão Suicida, publicou uma foto de Isabella Rossellini em Veludo Azul como parte da sua homenagem. No ano passado, Lynch revelou haver sido diagnosticado com enfisema pulmonar.
"Descanse em paz, David Lynch. Você inspirou tantos de nós", escreveu Gunn. Após trabalhar muitos anos como pintor e diretor de curtas, Lynch estreou com seu primeiro longa-metragem Eraserhead (1977), que virou fenômeno em sessões da meia-noite nos EUA e se estabeleceu uma forte reputação cult com o passar dos anos.
Logo em seguida, ele foi contratado pela produtora de Mell Brooks para escrever e dirigir O Homem Elefante (1980), inspirado na história real de John Merrick, que sofria de deformações congênitas no rosto. Outro sucesso de público e crítica, o drama recebeu oito indicações ao Oscar, incluindo a primeira de Melhor Diretor da carreira de Lynch.
Os dois sucessos garantiram orçamento para um terceiro filme, que infelizmente não obteve os mesmos louros. Em 1984, ele dirigiu a primeira versão cinematográfica de Duna, de Frank Herbert. O filme custou US$ 40 milhões, mas não obteve êxito em bilheteria e nem agradou aos fãs de obra.
Onde assistir aos filmes de David Lynch O poder do cinema Lynchiano Além do cinema: Lynch na músicaAs coisas melhoraram já no filme seguinte, Veludo Azul, de 1986, uma de sus produções mais aclamadas, que definiu o estilo surrealista e sexualizado que viraria sua marca registrada. A guinada se manteve em 1990, com Coração Selvagem, que também garantiu uma Palma de Ouro para o diretor no Festival de Cannes.
No mesmo ano, ele partiu para a televisão com Twin Peaks, que combinou investigação policial e drama surrealista para conquistar o público e garantir várias indicações ao Emmy. Apesar do cancelamento da série na segunda temporada, que contou com menos envolvimento de Lynch, a franquia continuou com filme derivado Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer (1992) e com o revival Twin Peaks: O Retorno (2017).
Prime Video: assine grátis por 30 diasLynch voltou aos cinemas com títulos Estrada Perdida (1997), Uma História Real (1999), Cidade dos Sonhos (2001, pelo qual o diretor ganhou novo prêmio em Cannes) e Império dos Sonhos (2006), seu último longa-metragem.
Lynch foi casado quatro vezes. Ele deixa duas filhas e dois filhos.
Fonte: Omelete // Igor Pontes