Star Wars | Morre Clive Revill, voz original do Imperador, aos 94 anos
Publicado em 26/03/25 20:00
Segundo Kate Revill, filha do ator Clive Revill, o mesmo faleceu aos 94 anos, no dia 11 de março. Ainda segundo a filha, ele estava lutando contra a demência, e estava em uma unidade de saúde em Sherman Oaks, distrito de Los Angeles.
O ator trabalhou em longas como Bunny Lake Desapareceu, Caleidoscópio, Modesty Blaise e em A Casa da Noite Eterna. Em Star Wars Episódio 5: O Império Contra-Ataca, o ator foi chamado pelo diretor Irvin Kershner para gravar algumas falas para o Imperador Palpatine no longa.
As falas foram usadas nas cenas em que Darth Vader (James Earl Jones) se comunica com o Imperador no filme. A voz dele foi eventualmente substituída pela de Ian McDiarmid na versão lançada para DVD em 2024. McDiarmid interpretou o vilão em O Retorno de Jedi e também na trilogia pregressa. Contudo, a voz de Revill teve vários fãs na época.
"Eles vinham até mim, eu dizia para chegarem perto e fecharem seus olhos", disse o ator em uma entrevista em 2015. "Então eu dizia (com a voz do Imperador) 'Existe uma grande perturbação na Força'. As pessoas ficavam pálidas, e uma quase desmaiou!".
Além do seu trabalho no cinema, Revill também esteve na Broadway sete vezes, chegando a receber nomeações no Tony Awards por suas apresentações em dois musicais: Irma la Douce e Oliver!. O ator estreou na Broadway em 1952 em Mr. Pickwick, baseada na história de Charles Dickens, The Pickwick Papers.
Prime Video: assine grátis por 30 diasRevill interpretou vários personagens de Star Wars em jogos além do Imperador Palpatine, e também foi a voz de Alfred em Batman: A Série Animada, em 1992.
O ator deixa sua filha e uma neta, Kayla.
Fonte: Omelete // Igor Pontes