Sem Chão | Diretor palestino vencedor do Oscar dá relato de seu sequestro
Publicado em 25/04/25 14:00
O cineasta palestino Hamdan Ballal, diretor de Sem Chão, documentário vencedor do Oscar deste ano, falou pela primeira vez sobre o sequestro e o linchamento que sofreu pelas mãos do exército de israel.
CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!"É difícil para mim escrever sobre esse momento. Após ser linchado, eu fui algemado, tive meus olhos vendados e fui jogado dentro de um veículo militar. Por horas, eu continuei vendado no chão, dentro do que descobri depois ser uma base militar, temendo que eu seria mantido em cárcere por muito tempo e espancado novamente e novamente. Fui liberto um dia depois", disse Ballal (via The Hollywood Reporter).
Falando sobre o Oscar, o cineasta afirmou: "Foi um dos momentos mais incríveis da minha vida. Tive um gostinho de poder e possibilidade... Los Angeles e o Oscar foram um mundo totalmente diferente do que eu conheço fui impactado pelos prédios enormes, os carros velozes, a riqueza ao meu redor. E subitamente, lá estávamos nós, eu e meus três co-diretores, em um dos palcos mais importantes, recebendo um prêmio".
Entenda o caso
Ballal foi inicialmente agredido por colonos israelenses em um ataque que aconteceu na última segunda-feira (24), por volta das 18h locais (13h de Brasília). Segundo relato do veículo israelense Haaretz, a confusão começou quando um colono abordou um grupo de palestinos na vila de Susya.
Quando os palestinos pediram que ele se retirasse, dúzias de outros colonos apareceram e começaram a atacá-los com paus e pedras, além de destruir estruturas como tanques de água e carros. Soldados sequestrara a ambulância chamada por Ballal após o ataque, e ele foi levado para uma prisão israelense, de acordo com o relato de Abraham.
Ballal foi libertado e voltou para casa no dia seguinte ao ataque.
Sobre o filme
Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.
Oscar 2025 | Lista completa de vencedores do prêmio Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes vencedoresSem Chão venceu o Oscar de Melhor Documentário, e ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros. O longa chega ao streaming Filmelier+ em abril.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore