FILMES NO CINEMA

Oscar | Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres serão indicados, diz THR, Vanity Fair

Publicado em 18/01/25 11:00

Dois dos principais veículos de imprensa em Hollywood, as revistas The Hollywood Reporter, o THR, e Vanity Fair afirmam que Ainda Estou Aqui será indicado em pelo menos duas categorias do próximo Oscar. Os jornais atualizaram as suas previsões para a premiação na última sexta-feira (17).

A Vanity Fair é a que aposta em um maior número de indicações do filme de Walter Salles. Além das categorias de melhor atriz e melhor filme internacional, a matéria escrita pelos jornalistas David Canfield, Rebecca Ford, Richard Lawson e Hillary Busis aponta a produção brasileira entre as finalistas do prêmio de melhor roteiro adaptado.

Na matéria, eles escrevem que Ainda Estou Aqui briga com Sing Sing pela última vaga da categoria dedicada a adaptações. "Por mais que Sing Sing seja lírico, a sua campanha parece ter estagnado, justamente na hora em que Ainda Estou Aqui começou a crescer", o veículo escreve.

Já o THR é mais conservador, cravando o brasileiro apenas nas brigas de filme internacional e atriz, esta última para Fernanda Torres. A reportagem assinada por Scott Feinberg coloca ainda o longa de Walter Salles entre as possibilidades finais da briga de melhor filme, logo atrás dos dramas Nickel Boys e A Verdadeira Dor.

Os dois veículos ainda divergem entre os concorrentes de Ainda Estou Aqui em melhor atriz. Além de Torres, o THR e a Vanity Fair também apostam em Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore, mas o primeiro acredita em Kate Winslet como quinta indicada e o último, em Cynthia Erivo.

Já no páreo de produções não americanas, os veículos palpitam que o francês Emilia Pérez, o alemão A Semente do Fruto Sagrado, o letoniano Flow e o irlandês Kneecap serão os concorrentes do filme de Walter Salles.

Ainda Estou Aqui | O que o Globo de Ouro de Fernanda Torres representa no Brasil Lista completa de vencedores do Globo de Ouro

Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.

Meli+: assine Paramount+ com 30% OFF
Fernanda Torres é a protagonista do longa, vivendo Eunice. A atuação da atriz tem sido recebida com louvor e indicações mundialmente. A principal delas, até agora, foi a de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, onde Torres recebeu o prêmio. Também indicadas estavam Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton e mais.

Primeiro longa de Walter Salles em uma década, Ainda Estou Aqui segue em cartaz nos cinemas e conta ainda com Selton Mello no elenco e participação especial de Fernanda Montenegro, com quem o cineasta trabalhou no memorável Central do Brasil, como uma versão mais velha de Eunice.

Ainda Estou Aqui segue em cartaz no Brasil e já atraiu mais de três milhões de espectadores ao cinema. O filme foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024. Nos Estados Unidos, o filme chega ao circuito em 17 de janeiro.

load_js();

Fonte: Omelete // Pedro Strazza

Veja também