Morre Joan Plowright, atriz de 101 Dálmatas indicada ao Oscar, aos 95
Publicado em 17/01/25 09:00
A atriz Joan Plowright, lenda do teatro britânico que foi indicada ao Oscar pelo drama de época Um Sonho de Primavera (1991) e a seguir ganhou papéis que popularizaram sua imagem no cinema, como em O Último Grande Herói (1993), Dennis - O Pimentinha (1993) e 101 Dálmatas (1996), morreu aos 95 anos.
A família da atriz confirmou a notícia à BBC. Sem citar a causa da morte, a declaração dos familiares celebrou "a longa e ilustre carreira de Plowright no teatro, cinema e TV, que se estendeu por sete anos antes de sua aposentadoria, em decorrência da cegueira". Ainda de acordo com o comunicado, Plowright passou a última década de sua vida em uma propriedade em Sussex (Inglaterra), "com visitas constantes de amigos e família, anos repletos de risos e boas memórias".
Formada nos anos pós-Segunda Guerra pela prestigiosa Old Vic Theatre School, em Londres, Plowright ganhou notoriedade nos palcos ao trabalhar com diretores e dramaturgos como Orson Welles (em uma montagem de Moby Dick, de 1955), John Osborne (em The Entertainer, de 1957) e Shelagh Delaney (Em A Taste of Honey, de 1960, que foi parar na Broadway e acabou lhe rendendo uma estatueta do Tony).
Na mesma época em que se tornou estrela em ascensão do teatro britânico, Plowright também virou alvo dos tabloides por seu caso com Laurence Olivier, que conheceu durante os ensaios de The Entertainer. O venerável ator e diretor britânico deixou a então esposa Vivien Leigh para se casar com ela em 1961, e os dois permaneceram juntos até a morte de Olivier, em 1989.
Plowright e Olivier também se tornaram colaboradores artísticos, nos palcos (Uncle Vanya, O Mercador de Veneza, Three Sisters) e na tela grande, onde The Entertainer foi adaptada como Vida de Artista (1961). Plowright retornou aos cinemas esporadicamente nas décadas que se seguiram, notavelmente com Equus (1977) e Hospital dos Malucos (1982), mas o teatro era seu ambiente natural.
Foi só em 1991, após Mike Newell recrutá-la para ser uma das quatro damas inglesas que viviam uma temporada de férias transformadora na Itália em Um Sonho de Primavera, que ela virou figurinha carimbada em Hollywood. Além dos filmes citados acima, Plowright também apareceu em A Letra Escarlate (1995), Jane Eyre (1996), Chá com Mussolini (1999), Dinossauro (2000), A Casa Caiu (2003) e As Crônicas de Spiderwick (2008).
Plowright deixa três filhos, todos frutos da relação com Olivier.
Fonte: Omelete // Caio Coletti