FILMES NO CINEMA

Ator chinês Wang Xing desaparece em Myanmar e denuncia tráfico humano

Publicado em 17/01/25 14:00

O ator chinês Wang Xing foi encontrado após desaparecer em Myanmar. Agora em segurança, o artista revelou ter sido vítima de tráfico humano e prestou depoimento às autoridades, que conduzem investigação.

Meli+: assine Disney+ com 100% OFF

Wang Xing viajou à Tailândia após receber oferta para participar de um filme. Chegando no país, percebeu ter sido vítima de um golpe. Já no território tailandês, Wang Xing foi levado à fronteira e obrigado a participar de um esquema para atrair outros chineses para o golpe. Sua namorada, Jia, foi quem reportou o desaparecimento e mobilizou as autoridades para encontrá-lo.

Meli+: assine Paramount+ com 30% OFF

As autoridades policiais da Tailândia confirmam que o ator foi vítima de tráfico humano, mas ressaltam que não houve violência física nem abusos durante o período do sequestro. À polícia, Wang Xing explicou que todo o golpe teve início com conversas por um aplicativo de mensagens, através de um sujeito que se apresentou como representante de uma produtora da Tailândia.

Meli+ assine Deezer com 12 meses grátis

A última aparição de Wang Xing antes de desaparecer foi em Myawaddy, em Myanmar, área comumente associada a atividades criminosas e considerado um dos principais pontos de tráfico humano da Ásia. Já após o resgate, Wang revelou ainda que não foi a única vítima: "Havia mais pessoas em um outro prédio, e elas vinham de diferentes países".

Na manhã desta sexta, o Ministério de Segurança da China confirmou que as forças policiais chinesas e tailandesas haviam feito uma operação conjunta, que resultou na prisão de 12 suspeitos de fraudes internacionais. Os crimes tinham como alvo principalmente chineses, que eram atraídos com falsas oportunidades de trabalho. Uma operação rigosora está sendo conduzida para identificar mais pessoas envolvidas e potenciais vítimas desaparecidas.

O caso se assemelha ao do brasileiro Luckas Kim, de 31 anos, que foi vítima de um crime similar na mesma região, em outubro de 2024.

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também