Hamdan Ballal | Brasileiros assinam carta criticando Academia por resposta
Publicado em 28/03/25 17:00
Após Yuval Abraham, um dos diretores do documentário Sem Chão, condenar a atitude da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA por não se posicionar quando Hamdan Ballal - um de seus codiretores no longa - foi agredido e sequestrado por colonos e soldados israelenses após um ataque na sua comunidade na Palestina, o conselho de diretores da Academia se reuniu em sessão extraordinária na manhã desta sexta-feira (28) para tratar da crise.
Segundo o Deadline, uma nova declaração foi assinada pelos principais membros da Academia — incluindo os atores vencedores do Oscar, como Olivia Colman, Joaquin Phoenix, Javier Bardem, Penélope Cruz, Emma Thompson e os diretores Ava DuVernay, Errol Morris, Adam McKay, Jonathan Glazer e o escritor Tony Kushner — exigindo uma resposta mais contundente ao tratamento de Ballal pelas autoridades israelenses.
A lista traz a assinatura de 11 barsileiros votantes no Oscar: Alice Braga, Pedro Kos, Rodrigo Teixeira, Maria Augusta Ramos, Anna Muylaert, Paula barreto, Alê Abreu, Petra Costa, Daniel Rezende, Sara Silveira e Vania Catani.
A carta oferece uma resposta ao tratamento que Ballal sofreu e se afasta completamente do comunicado assinado por Bill Kramer e Janet Yang, CEO e presidente da Academia, respectivamente. “Nós condenamos o ataque brutal e a detenção ilegal do cineasta palestino ganhador do Oscar Hamdan Ballal por colonos e forças israelenses na Cisjordânia”, diz. A carta continua dizendo: “Como artistas, dependemos de nossa capacidade de contar histórias sem represálias. Os documentaristas frequentemente se expõem a riscos extremos para esclarecer o mundo. É indefensável para uma organização reconhecer um filme com um prêmio na primeira semana de março e, em seguida, deixar de defender seus cineastas apenas algumas semanas depois.”
Entenda o caso
Ballal foi inicialmente agredido por colonos israelenses em um ataque que aconteceu na última segunda-feira (24), por volta das 18h locais (13h de Brasília). Segundo relato do veículo israelense Haaretz, a confusão começou quando um colono abordou um grupo de palestinos na vila de Susya.
Quando os palestinos pediram que ele se retirasse, dúzias de outros colonos apareceram e começaram a atacá-los com paus e pedras, além de destruir estruturas como tanques de água e carros. Soldados sequestrara a ambulância chamada por Ballal após o ataque, e ele foi levado para uma prisão israelense, de acordo com o relato de Abraham.
Ballal foi libertado e voltou para casa no dia seguinte ao ataque.
Sobre o filme
Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.
Oscar 2025 | Lista completa de vencedores do prêmio Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes vencedoresSem Chão venceu o Oscar de Melhor Documentário, e ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros. O longa chega ao streaming Filmelier+ em abril.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida