“Eu achei que ia morrer” diz diretor vencedor do Oscar sequestrado na Palestina
Publicado em 26/03/25 20:00
Após ter sido atacado por colonos israelenses na última segunda-feira (24), o co-diretor documentário Sem Chão, vencedor do Oscar, Hamdan Ballal, concedeu uma entrevista para a Al Jazeera nesta quarta-feira (26), onde chegou a comentar que achou que iria morrer.
Segundo o diretor, ele teria ido documentar um ataque de colonos na vizinhança da sua casa em Susiya. Conforme a situação foi se tornando "cada vez mais perigosa", e então optou por voltar para casa. Entretanto, um colono que ele conhecia, junto de dois soldados israelenses, o seguiram até em casa e o ataque aconteceu próximo da sua casa.
"Eles apontaram a arma diretamente para mim, os soldados. … O colono foi atrás de mim e me atacou diretamente com as mãos. Não sei o que ele segurava nas mãos", disse ele. Ballal disse que caiu conforme o ataque continuava, e os agressores continuaram.
"Os soldados começaram a gritar comigo, me ameaçando e colocando a arma no meu pescoço em algum momento. ...Ele também colocou a arma na minha bochecha", explicou o diretor. Ele ainda comentou que acreditava que não iria sair vivo do ataque.
"Os soldados deixaram ele [o colono] me bater, e os soldados também me bateram com a arma. Eu caí por ter sido um golpe muito, muito forte", ele disse. "Eles focaram na minha cabeça. Eles chutaram a minha cabeça e também com a arma", explicou o co-diretor.
"Eu achei que eles iriam me matar, não só me punir. ...Eu achei que ia morrer", comentou o diretor para a Al Jazaeera. Desde que a guerra em Gaza começou em outubro de 2023, Ballal disse que o exército israelense "deixa os colonos fazerem o que quiserem".
"Como o exército está aqui, eles são colonos com uniformes", disse o diretor. Sem Chão, dirigido por Abraham e Ballal ao lado de Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palentinos originários da comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, através dos anos, conforme o exército israelense inicia demolições sistemáticas de suas casas e construções comunitárias, a fim de instalar um campo de treinamento militar na região.
Sem Chão ainda está em exibição em alguns cinemas brasileiros e chega ao streaming Filmelier+ em abril.
Fonte: Omelete // Igor Pontes