FILMES NO CINEMA

Ainda Estou Aqui e Fernanda Torres são grandes vencedores do "Oscar espanhol"

Publicado em 28/04/25 12:00

Prêmio Platino, o Oscar da indústria cinematográfica espanhola, consagrou Ainda Estou Aqui Fernanda Torres em sua 12ª edição. Ao todo, o longa-metragem saiu premiado em três categorias.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

O filme venceu os prêmios de Melhor Filme Ibero Americano, Melhor Atriz (Torres) e Melhor Direção (Walter Salles). O evento aconteceu neste domingo, no Palácio Municipal IFEMA Madrid. O longa brasileiro esteve representado pelo produtor Rodrigo Teixeira e pela atriz Valentina Herszage. Salles e Torres não puderam estar presentes, mas enviaram textos de agradecimento.

"É uma honra receber esse prêmio em uma categoria onde tenho tanta admiração pelos diretores indicados. Obrigado ao Prêmio Platino por nos lembrar que o cinema latino-americano é a nossa casa", declarou Walter Salles em nota de agradecimento ao prêmio lida por Rodrigo Teixeira. Walter estendeu os agradecimentos a um dos maiores nomes do audiovisual brasileiro. "Gostaria de dedicar esse prêmio a um Mestre que nos deixou há pouco, Carlos Diegues, diretor de filmes fundamentais como Bye Bye Brasil, um dos fundadores do Cinema Novo e um dos cineastas que pensou o cinema de forma mais democrática e inclusiva. Carlos era um admirador do cinema latino-americano, e foi fundamental para que filmes como o nosso pudessem estar aqui hoje. Em um momento de fragilização da democracia no mundo, em um tempo em que se tenta borrar a nossa memória coletiva, pensadores como Carlos Diegues nos lembram o quanto o cinema é fundamental para combater o esquecimento. Muito obrigado."
 
Fernanda Torres também comentou a premiação: "Eu gostaria muito de poder estar presente nesta noite, mas, infelizmente, isso não foi possível, devido a compromissos de trabalho. Quero dizer que é uma honra imensa receber este prêmio. Sou fruto da cultura Ibero-americana, a Península Ibérica é minha segunda casa e esse reconhecimento reforça, em mim, o orgulho de fazer parte de uma força cultural que, no cinema, pariu artistas da dimensão de Luiz Buñuel e Pedro Almodóvar;  Alejandro Inharitù e Alfonso Cuarón, de Ricardo Darín;  Norma Aleandro, Penélope Cruz, Javier Bardem e Marisa Paredes, de Glauber Rocha e Fernanda Montenegro." 
Ainda Estou Aqui bate 2 milhões de espectadores no Brasil

Vale lembrar que Ainda Estou Aqui levou o Oscar de Filme Internacional e também outras premiações. Fernanda Torres, por exemplo, ficou com Melhor Atriz de Filme de Drama no Globo de Ouro deste ano.

Ainda Estou Aqui é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também