FILMES NO CINEMA

Academia excedeu meta de diversidade com convites, diz organização do Oscar

Publicado em 30/06/20 22:00

A organização responsável pela premiação do Oscar anunciou hoje que convidou 819 novos membros para integrar suas fileiras e que, assim, já excedeu uma meta estabelecida há quatro anos para diversificar os membros do grupo em 2020.

Entre os possíveis novos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, estão diversos astros do drama sul-coreano "Parasita". Em fevereiro, "Parasita" se tornou o primeiro filme de língua estrangeira a vencer o prêmio de Melhor Filme.

O grupo inclui os atores Jang Hye-Jin, Jo Yeo-Jeong, Lee Jung-Eun e Park So-Dam, além do editor do filme, seu designer de figurino e outros membros da equipe. O diretor da película, Bong Joon-ho, e o ator Song Kang-ho foram convidados em 2015.

Entre outros novos membros de 68 países estão os atores Awkwafina, Ana de Armas, Cynthia Erivo, Niecy Nash, Florence Pugh e John David Washington, além da diretora e roteirista Lulu Wang.

A Academia lançou uma iniciativa para diversificar seus integrantes após enfrentar críticas em 2015 quando o movimento #OscarsSoWhite destacou a falta de atores e atrizes negros indicados para os principais prêmios da indústria do Cinema.

Com a nova lista, 33% dos mais de 9 mil membros da Academia são mulheres, e 19% fazem parte de comunidades raciais ou étnicas que eram sub-representadas, afirmou a organização.

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também