O Último Azul | Filme brasileiro é celebrado no Festival de Berlim, veja reações
Publicado em 18/02/25 14:00
O filme brasileiro O Último Azul estreou no Festival de Berlim sendo celebrado por crítica e público. Vale notar que, por ora, o longa de Gabriel Mascaro ainda não tem data para estrear no circuito comercial do Brasil.
Meli+: assine Max com 30% OFFO The Hollywood Reporter enalteceu o filme, o descrevendo como um lindo road movie de estrada aquática, que transforma a Amazônia em uma fuga mágica do exílio para a liberdade. Já a Variety afirma: "O diretor de Boi Neon sempre fez visuais incríveis, mas suas tramas tendiam a perder o foco. Não neste caso. Julgando pelo conceito sozinho, O Último Azul poderia ser classificado próximo de Filhos da Esperança nas prateleiras de locadoras". O Screen Daily também elogiou o filme, afirmando que O Último Azul apresenta uma visão plausível de um futuro sombrio e hipócrita. o texto diz ainda que as texturas e ritmos não convencionais do filme encaixam perfeitamente no tom, que tem sua excentricidade perfeitamente calibrada. Por último o Deadline enaltece o filme em uma cena específica, na qual Tereza e Roberta se banham com baldes de água e têm seus corpos realçados pela luz do Sol e pelo senso de comunhão entre duas mulheres que preferem flutuar para o futuro em seu próprio vapor.
Leia a sinopse oficial: Em nome da retomada econômica, o Governo brasileiro criou um sistema perene de isolamento vertical compulsório para idosos com mais de 80 anos ficarem confinados em uma colônia. Teca tem 77 anos e mora na aldeia de Muriti, na Amazônia, quando é surpreendida pelo anúncio da redução de idade, inclusive de sua faixa etária. Encurralada, Teca faz uma intrigante viagem escondida dos oficiais em meio a rios, barcos e o submundo para tentar realizar clandestinamente seu último sonho, fazer um passeio de avião.
O elenco conta com Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socarrás, Adanilo, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro, Dimas Mendonça e mais.
Enquanto O Último Azul não ganha uma data, o filme que alçou Gabriel Mascaro à fama, Boi Neon, está disponível no Prime Video.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore