Não Fale o Mal | Entenda o final e as diferenças entre o remake e o original
Publicado em 13/09/24 06:00
Não Fale o Mal, remake hollywoodiano do longa dinamarquês lançado em 2022, está em cartaz nos cinemas e traz James McAvoy em um de seus melhores papéis nos últimos anos. No entanto, a versão norte-americana dirigida e escrita por James Watkins traz várias mudanças em comparação com o material original - principalmente em seu terceiro ato.
[Crítica] Remake de Não Fale o Mal aposta no literal para não ser uma mera cópia[Atenção: este texto contém spoilers de Não Fale o Mal]
A primeira mudança acontece logo na origem dos personagens. O longa de 2022 mostra uma família dinamarquesa que passa férias na Itália quando conhece um clã holandês hospedado no mesmo hotel. Após algumas interações, os dinamarqueses são convidados para passar alguns dias na casa dos novos amigos no interior da Holanda.
No remake, a família dinamarquesa dá lugar a uma família norte-americana (Scoot McNairy e Mackenzie Davis) que vive em Londres, mas que também foi passar férias na Itália. Lá eles conhecem o casal britânico Paddy (McAvoy) e Ciara (Aisling Franciosi), que mora no interior da Inglaterra e são convidados para fazer uma visita.
A premissa dos dois filmes segue praticamente a mesma até os instantes finais do segundo ato do remake, quando a tensão entre os casais atinge o ápice durante uma apresentação de dança dos filhos após o almoço. A partir daí, o filme de Watkins toma um rumo completamente diferente.
O que acontece no fim do original?
No longa original, após o fatídico almoço, Bjørn (Morten Burian), patriarca da família dinamarquesa, acorda de madrugada e escuta o jovem Abel (Marius Damslev), filhos dos holandeses, em prantos. Ele percebe que Patrick (Fedja van Huêt), pai do garoto, sai de seu quarto e vai em direção ao filho, que para de fazer barulho.
Após Patrick voltar para a cama, Bjørn se levanta e anda pela casa. Ele nota a TV ligada e a torneira da cozinha gotejando, como se estivessem assim para abafar algum barulho. Ao ir para fora da casa, ele entra em um celeiro e vê uma série de fotos da família de Patrick ao lado de amigos. Bjørn nota que, em todas as imagens, Patrick e a esposa Karin (Karina Smulders) estão com uma criança diferente, e todas elas aparecem como filhos de outra família nas fotos anteriores. Em choque, ele deixa o celeiro e encontra o corpo de Abel morto e boiando na piscina.
Bjørn acorda a mulher Louise (Sidsel Siem Koch) e a filha Agnes (Liva Forsberg) para que os três fujam. No entanto, ele não percebe que o carro está quase sem gasolina e eles acabam ficando presos na estrada. Neste momento, Patrick e Karin aparecem e dizem que vão os levar de volta para casa.
Antes de retornar, porém, o casal altera o caminho e vai de encontro a Muhajid (Hichem Yacoubi), que havia sido apresentado como a babá de Abel. Muhajid agarra Agnes, a retira do carro, corta a língua da jovem e a leva embora, deixando seus pais aterrorizados.
Bjørn e Louise, então, são levados a um local distante por Patrick e Karin, onde são obrigados a tirarem toda a roupa e andar até o centro de uma área de pedregulhos. Eles aceitam seus destinos e morrem enquanto são apedrejados pelos vilões. No fim do filme, Agnes surge no banco de trás do carro de Patrick como a "nova filha muda" do casal.
O que acontece no fim do remake?
No remake, após o conflito no almoço, Paddy vai para o quarto dormir enquanto os outros continuam conversando na área externa. Neste momento, o jovem Ant (Dan Hough) rouba a chave de um celeiro trancado e leva Agnes para mostrar o seu conteúdo. É neste momento que a jovem descobre as fotos de Paddy e sua mulher com outras famílias, e percebe que o plano é fazer exatamente o mesmo com eles.
Agnes consegue contar aos pais sobre o conteúdo das fotos e eles tentam deixar a fazenda. Quando a fuga parece dar certo, contudo, o patriarca Ben (McNairy) vê Paddy jogando Ant, que não sabe nadar, em um lago, e sai do carro para salvar o garoto. Neste momento, Paddy fecha o portão e obriga a família a retornar para a casa.
O vilão prende todos na garagem e os obriga a transferir todo o dinheiro que eles têm no banco. Louise (Davis), que havia escondido um estilete no bolso, consegue ferir Paddy e foge com Ben, Agnes e Ant para dentro da casa.
A partir daí, o remake dá início a um jogo de gato e rato entre as duas famílias. Enquanto no original o casal de vilões tinha a ajuda de Muhajid, a nova versão coloca Mike (Kris Hitchen), o dono de um longínquo restaurante no qual os casais se reúnem para jantar, como o comparsa de Paddy e Ciara.
No fim, Ben e Louise conseguem matar seus sequestradores e fogem do local com as crianças.
Fonte: Omelete // André Zuliani