FILMES NO CINEMA

Metade dos filmes mais lucrativos de 2024 foram protagonizados por mulheres

Publicado em 11/02/25 13:00

O ano de 2024 foi marcante para as produções estreladas por mulheres, que representam metade dos filmes mais lucrativos do ano. Ao todo, 54 dos 100 filmes mais lucrativos são protagonizados por atrizes.

Meli+: assine Max com 30% OFF

O relatório foi feito pelo USC Annenberg Inclusion Initiative (via The Wrap), que fez levantamentos sobre representatividade racial, de gênero e etnica nos protagonistas e coadjuvantes dos 1800 filmes mais lucrativos do período entre 2007 e 2024. Em 2024, 54% dos filmes tinham uma mulher como protagonista ou co-protagonista. 

Meli+: assine Paramount+ com 30% OFF

Alguns dos destaques são Moana 2, Wicked, Twisters, Um Lugar Silencioso: Dia Um, Alien: Romulus, Longlegs, Meninas Malvadas e Sorria 2, todos protagonizados por mulheres e presentes entre as maiores bilheterias do ano passado. Entre os estúdios, a Universal Pictures lidera o ranking, com 66,7% dos filmes estrelados por atrizes. A Warner ficou em segundo lugar, com 55,6%, seguida pela Lionsgate, com 54,5%. A Sony Picutres foi, entre os grandes estúdios, o que teve a pior performance: 38,5%.

Wicked | Vídeo mostra audições de Ariana Grande e Cynthia Erivo Wicked | Ariana Grande e Cynthia Erivo alinharam contratos para filme Wicked | Site disponibiliza o roteiro completo do filme; confira

Wicked deve voltar a aparecer na estatística este ano, com o lançamento da Parte 2. Estrelado por Ariana Grande Cynthia Erivo e dirigido por Jon M. Chu (Podres de Ricos), o primeiro filme de Wicked segue em cartaz nos cinemas, enquanto o segundo capítulo será lançado por aqui um ano depois, em 27 de dezembro.

Oscar 2025 | Lista completa de indicados com Ainda Estou Aqui Oscar 2025 | Quem são as indicadas a Melhor Atriz e rivais de Fernanda Torres

O Oscar 2025 acontece no próximo dia 2 de março. A Globo já informou que pretende priorizar a cerimônia em relação ao Carnaval.

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também