Homício nos EUA: Gabby Petito Explicado - Entenda a história real
Publicado em 19/02/25 17:00
Casa de algumas das séries de maior sucesso quando o assunto é true crime, a Netflix lançou mais uma produção que deve chamar a atenção dos apaixonados pelo gênero. Homício nos EUA: Gabby Petito traz a história real da jovem que desapareceu em setembro de 2021 e foi encontrada morta após abandonar tudo para começar uma aventura viajando pelos EUA ao lado do namorado.
Os três episódios trazem um relato completo do caso, desde o relacionamento de Gabby e Brian Laundrie, até o sumiço que mobilizou a atenção pública, e as reviravoltas envolvidas. Separamos aqui as principais informações sobre o crime e que você poderá encontrar na nova minissérie da Netflix, dirigida por Julia Willoughby Nason e Michael Gasparro. Confira abaixo.
Quem foi Gabby Petito?
Gabrielle "Gabby" Petito era uma técnica de farmácia, que vivia em North Port, na Flórida, com Brian Laundrie, um antigo colega de escola. Durante a pandemia da COVID-19, Gabby e Brian decidiram abandonar tudo para começar um projeto juntos, uma viagem através dos EUA para criar um canal no YouTube e um blog relatando suas aventuras pelas terras norte-americanas.
Essa jornada começou em agosto de 2021, quando os dois publicaram seu primeiro vídeo, mostrando o dia-a-dia na van em que viajavam, que eles montaram para viagem, paisagens que visitavam e toda a dinâmica de refeições e acampamentos.
A viagem, no entanto, terminou um mês depois para a jovem.
Como Gabby Petito morreu?
Em 11 de setembro de 2021, Gabby Petito foi dada como desaparecida oficialmente. Cerca de um mês antes, o casal havia sido flagrado discutindo e uma pessoa denunciou uma agressão por parte de Brian. Parados pela polícia, a jovem - que apresentava marcas no rosto - contou que havia batido em Laundrie primeiro.
Em 1º de setembro, Brian Laundrie retornou para casa sem Gabby Petito e sem dar explicações ou falar com a família dela.
Em 19 de setembro, o corpo de Gabby foi achado no Parque Nacional Grand Teton, no Wyoming. Dois dias após o encontro dos restos mortais da jovem, as autoridades declararam o homicídio de Gabby Petito. A perícia constatou que ela havia sido estrangulada e que seu corpo estava abandonado no local por três ou quatro semanas.
Antes mesmo do corpo ser achado, Brian Laundrie já era considerado como uma “pessoa de interesse” pela polícia. O termo é usado nos EUA como um eufemismo para "suspeito", na tentativa de evitar possíveis pré-julgamentos antes de qualquer tipo de investigação ou decisão judicial. Nem Brian ou seus familiares falaram com a polícia e pediram que as perguntas fossem feitas ao advogado, o que gerou revolta na Família Petito, que até então não tinha nenhum tipo de suspeita de que algo ruim poderia acontecer no relacionamento dos dois.
Brian Laundrie foi preso?
Dois dias antes das autoridades encontrarem o corpo de Gabby, Brian Laundrie também foi dado como desaparecido. Seus pais informaram que ele havia sido visto pela última vez em 13 de setembro.
Em 23 de setembro, o Tribunal Distrital dos EUA de Wyoming emitiu um mandado federal de prisão para Brian Laundrie, alegando que ele teria utilizado seu cartão de crédito no período em que havia sido dado como desaparecido.
Quase um mês depois, a polícia encontrou restos humanos em um parque em Forth North, que logo foram confirmados como sendo de Brian. O advogado dos Laundrie afirmou que o homem morreu com um tiro na cabeça e a morte foi considerada suicídio.
Brian matou Gabby Petito?
No início de 2022, o FBI concluiu que Brian Laundrie foi o responsável pela morte de Gabby Petito, revelando um caderno com a confissão escrita dele.
"Eu acabei com a vida dela", escreveu. "Eu pensei que era misericordioso, que era o que ela queria, mas agora vejo todos os erros que cometi... Entrei em pânico. Fiquei em choque. Mas a partir do momento em que decidi, tirei a dor dela, eu sabia que não poderia continuar sem ela."
A família de Gabby Petito entrou com uma ação contra os pais de Brian Laundrie, afirmando que eles ajudaram o filho a esconder o crime e planejaram sua fuga do país. Um acordo foi realizado em fevereiro de 2024.
Os três episódios deHomício nos EUA: Gabby Petito já está disponível na Netflix.
Fonte: Omelete // Alexandre Almeida