FILMES NO CINEMA

Halle Berry desiste de papel de homem transgênero e pede desculpas

Publicado em 07/07/20 10:00

A atriz Halle Berry voltou atrás após dizer que seu próximo papel provavelmente seria interpretando um homem transgênero e se desculpou por isso, em um comunicado à imprensa e aos fãs. Ela reconheceu que alguém da comunidade LGBTQ+ deveria ser responsável por contar esta história, e não ela, uma mulher cisgênero.

Halle Berry anunciou em uma live no Instagram, com a cabeleireira Christin Brown, que seu próximo papel de um homem trans. "Estou pensando em interpretar uma personagem... Essa mulher é transgênero. Ela é uma mulher que faz a transição para homem, então meu cabelo vai precisar ficar bem curto."

"No fim de semana, tive a oportunidade de discutir ter considerado este papel como um homem transgênero e gostaria de me desculpar por minhas declarações", afirmou ela, na nota.

"Como mulher cisgênero, eu agora entendo que não deveria ter considerado este papel e que a comunidade transgênero deveria sem dúvidas ter a oportunidade de contar sua própria história", adicionou a vencedora do Oscar.

Na live, a atriz disse que ama o projeto: "Eu quero experimentar esse mundo, quero entender esse mundo. Quero mergulhar fundo, como fiz em 'Bruised'".

Berry foi criticada por dizer que se trata da história de uma mulher: "É uma mulher. É uma história feminina. Sim, ela fez a transição para homem, mas quero entender o porquê e o como. Então estou torcendo para que eu consiga fazer isso".

Os comentários foram considerados transfóbicos por membros da comunidade LGBTQIA+, que pediram que a atriz reconsiderasse a decisão de interpretar o personagem — para eles, o papel deveria ser interpretado por um ator trans.

"Ainda tentando entender por que a Halle Berry estaria interessada em interpretar um homem transgênero", comentou uma usuária do Twitter.

Em 2018, Scarlett Johansson se envolveu em uma polêmica parecida. Ela acabou desistindo do papel e pedindo desculpas pela forma como lidou com a situação: "Aprendi muito através desse processo".

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também