FILMES NO CINEMA

Festival de Berlim reconhece pela primeira vez que seu fundador era nazista

Publicado em 30/09/20 12:00

Festival de Berlim reconhece pela primeira vez que seu fundador era nazista

Alfred Bauer (à esq.) com Walt Disney no Festival de Berlim de 1958
Ullstein Bild via Getty Images

De Splash, em São Paulo

30/09/2020 09h56

O Festival de Berlim admitiu pela primeira vez que o seu fundador, Alfred Bauer, era um oficial nazista que teve papel importante nos esforços de propaganda cinematográfica do regime de Adolf Hitler, atuando sob o comando do ministro da propaganda Joseph Goebbels.

Joseph Goebbels, ministro da propaganda e braço direito de Hitler
Imagem: Divulgação

Continua depois da publicidade

A admissão vem meses depois do lançamento de uma investigação independente, encomendada pelo próprio festival, após cobranças renovadas da comunidade cinematográfica para que o evento mudasse o nome do Alfred Bauer Prize, um dos seus principais prêmios.

O logo do Festival de Berlim, em um dos prédios que recebeu o evento em 2019
Imagem: John MACDOUGALL/AFP

Segundo o The Hollywood Reporter, a investigação conduzida pelo Instituto Leibniz de História Contemporânea concluiu que o envolvimento de Bauer com o nazismo foi bem maior do que ele deu a entender nas décadas seguintes — ele serviu como diretor do festival até 1976, e morreu em 1986.

Alfred Bauer (à dir.) com Sophia Loren no Festival de Berlim de 1959
Imagem: Ullstein Bild via Getty Images

Em resposta, o festival de Berlim mudou o nome do Alfred Bauer Prize, rebatizando-o simplesmente como Urso de Prata (troféu tradicional do festival). A organização afirmou que este tipo de investigação é "fundamental para reconhecermos o quanto nossas instituições culturais são herdadas do nazismo".

Fonte: UOL Cinemas

Veja também