Festival de Berlim 2025 confirma dois brasileiros na seleção oficial
Publicado em 21/01/25 10:00
O Festival de Berlim revelou hoje sua seleção completa para a edição de 2025. Além dos novos filmes de Richard Linklater e de Hong Sangsoo, a mostra terá também dois longas-metragens brasileiros.
Festival de Berlim 2025 anuncia seleção com novo filme de Richard Linklater; confiraO primeiro é o drama O Último Azul, de Gabriel Mascaro. O filme é uma co-produção de Brasil, México, Chile e Holanda, e tem elenco estrelado por Denise Weinberg, Rodrigo Santoro, Miriam Socorrás e Adanilo. A obra está competindo na mostra principal. O segundo é A Melhor Mãe do Mundo, novo filme de Anna Muylaert (Que Horas Ela Volta?). A co-produção Brasil/Argentina tem no elenco Shirley Cruz, Seu Jorge, Rihanna Barbosa e BeninAyo, e está na selação Especial Berlinale.
Em O Último Azul, o Governo brasileiro criou um sistema perene de isolamento vertical compulsório para idosos com mais de 80 anos ficarem confinados em uma colônia. Teca tem 77 anos e mora na aldeia de Muriti, na Amazônia, quando é surpreendida pelo anúncio da redução de idade, inclusive de sua faixa etária. Encurralada, Teca faz uma intrigante viagem escondida dos oficiais em meio a rios, barcos e o submundo para tentar realizar clandestinamente seu último sonho, fazer um passeio de avião. Já em A Melhor Mãe do Mundo, acompanhamos os sacrifícios emocionais e físicos que Gal faz para preservar a segurança e a inocência de seus filhos.
O presidente do júri deste ano será o cineasta americano Todd Haynes (Carol). A edição de 2025 é marcada também pela estreia de Tricia Tuttle como diretora artística de Berlim. Os filmes serão exibidos entre 13 e 23 de fevereiro, na Alemanha. Em 2008, o brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, foi o grande vencedor, levando para casa o Urso de Ouro.
Fonte: Omelete // Matheus Fiore