FILMES NO CINEMA

Festival de Cannes seleciona curta brasileiro Amarela para competição

Publicado em 25/04/24 11:00

O Brasil emplacou mais uma produção no Festival de Cannes deste ano. O curta-metragem Amarela foi selecionado para a competição de curtas e busca a Palma de Ouro da modalidade.

Dirigido por André Hayato Saito como terceira parte de uma trilogia onde ele investiga sua ancestralidade japonesa (Kokoro to Kokoro e Vento Dourado são os anteriores), Amarela se em São Paulo durante a final da Copa do Mundo de 1998, entre Brasil e França, conta a história de Erika Oguihara (Melissa Uehara), uma adolescente nipo-brasileira que luta contra o sentimento de não-pertencimento, quer em casa ou fora. Enquanto o país se une para celebrar um possível título mundial, a personagem é confrontada por uma violência que passa despercebida pela maioria

"Sempre me senti japonês demais pra ser brasileiro e brasileiro demais pra ser japonês," admite o diretor. "A busca por uma identidade que habita o entrelugar se tornou a parte mais sólida de quem eu sou. Amarela é uma ferida aberta não só do povo Nipo-Brasileiro, mas de todos os filhos das diásporas ao redor do globo que se conectam a esse sentimento de serem estrangeiros no próprio país. Erika, a protagonista, representa o desejo de encontrar nosso lugar no mundo."

O elenco de Amarela, que tem 15 minutos de duração, conta também com Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Yuki Sugimoto e Naoki Takeda. O filme é produzido Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad, com produção executiva de João Terra e produção associada de Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Ilda Santiago e a atriz Jacqueline Sato.

Este é o quarto projeto brasileiro presente na edição de Cannes deste ano. Conheça os outros abaixo.

Festival de Cannes 2024: Novo filme de Karim Aïnouz competirá pela Palma de Ouro
Festival de Cannes 2024 | Baby, de Marcelo Caetano, entra na seleção
A Queda do Céu, filme brasileiro sobre o povo Yanomami, terá estreia em Cannes

A 77ª edição do Festival de Cannes acontece de 14 a 25 de maio na França. O filme de abertura será The Second Act, do excêntrico diretor francês Quentin Dupieux, e a estrela Léa Seydoux no papel principal.

Em competição estão coisas como o aguardadíssimo Megalopolis de Francis Ford Coppola, o diretor de O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, The Shrouds, novo filme de David CronenbergOh, Canada, do diretor Paul Schrader com Jacob Elordi Richard Gere, e meses após lançar Pobres Criaturas, vencedor de quatro Oscars, Yorgos Lanthimos Emma Stone terão outro título com Tipos de Gentileza.

Fonte: Omelete // Guilherme Jacobs

Veja também