Emília Pérez | Como filme da Netflix se tornou favorito aos prêmios de 2025?
Publicado em 06/01/25 23:00
Após comprar Emilia Pérez em Cannes por US$ 12 milhões para distribuir o filme no Reino Unido e nos Estados Unidos, a Netflix parece estar colhendo os frutos do investimento de marketing feito pelo serviço de streaming para divulgar o musical dirigido por Jacques Audiard. (via Variety)
O musical, que conta a história de um chefe do cartel mexicano que passar por uma cirurgia de afirmação de gênero para viver como uma mulher, parece caminhar para garantir o favoritismo no Oscar 2025 após o desempenho no Globo de Ouro, no último domingo (05).
Ao todo, Emilia Pérez garantiu 4 prêmios no Globo de Ouro — Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Canção Original. O filme ganhou de nomes como Anora, o brasileiro Ainda Estou Aqui e ainda garantiu para a atriz Zoe Saldaña a premiação de Melhor Atriz Coadjuvante.
A produção também foi destaque na lista do BAFTA, com 15 vagas em diversas categorias, mostrando que a aposta da Netflix no filme, principalmente no investimento para promover o longa, acabou dando certo, mesmo com algumas problemáticas que afastaram algumas distribuidoras americanas do filme.
Globo de Ouro | Emilia Pérez é o segundo filme mais indicado da história
Emilia Pérez | Selena Gomez rebate críticas a sua atuação no filme
Em maio, o filme era considerado uma "bomba-relógio" por muitos, principalmente por lidar com questões de gênero, e também sobre apropriação cultural. Vale destacar que Emília Pérez conseguiu ganhar destaque nos circuitos de premiação mesmo sem ter um diretor trans, que não sabe espanhol e que filmou o filme na França ao invés do México — onde o filme se passa. Além disso, o trio de protagonistas não é mexicano, tornando ainda mais impressionante o sucesso do longa.
A Netflix acabou utilizando o fato do filme ter vencido o prêmio de melhor elenco feminino em Cannes, para seguir uma estratégia de sororidade, com Karla Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldaña encabeçando as divulgações. Até mesmo as críticas ao espanhol de Gomez no filme, foram abafadas pela campanha do serviço de streaming.
Emilia Pérez sofreu com críticas quanto a falta de representação de mulheres latinas no filme, o que levou a Netflix a pedir que durante as eleições presidenciais nos Estados Unidos, as atrizes principais não fizessem comentários sobre a corrida presidencial.
Na trama de Emilia Pérez, uma advogada (Zoe Saldaña) que é abordada por um chefão do tráfico de drogas para ajudá-lo a realizar o seu maior sonho: uma cirurgia de redesignação sexual, a fim de poder viver como mulher. Selena Gomez interpreta a esposa da criminosa, vivida por Karla Sofía Gascón.
Dirigido por Jacques Audiard (O Profeta), Emilia Pérez levou o Prêmio do Júri e o prêmio de melhor atriz (dividido entre todas as protagonistas do longa - Selena Gomez, Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz) no Festival de Cannes de 2024.
Fonte: Omelete // Igor Pontes