FILMES NO CINEMA

Diretor de 12.12: The Day conta traumas do golpe militar sul-coreano

Publicado em 13/11/24 16:00

O diretor Kim Sung-su, de 12.12: The Day, representante da Coreia do Sul no Oscar 2025, contou suas memórias do golpe militar de 1979, que levou a um regime de oito anos. O filme narra o momento crucial da história do país do leste-asiático.

“Aquela noite deixou uma lembrança muito clara. Eu estava me preparando para me candidatar a faculdades naquela noite de inverno quando vi em meu próprio bairro um veículo militar blindado passando pela rua”, Kim conta à revista Variety.

12.12: The Day será o representante sul-coreano no Oscar 2025

Ele continua: “Subi no telhado da casa do meu amigo e assisti ao tiroteio acontecer pelos próximos 30 minutos. Lembro-me de ouvir o som dos tiros cruzando o céu noturno. Eu não conseguia me livrar da pergunta de por que isso estava acontecendo na minha cidade, no meu bairro.”

Dirigido por Kim Sung-su, o longa acompanha um país em crise após o assassinato do presidente. Com a lei marcial aplicada, o chefe de segurança Chun Doo-gwang (Hwang Jung-min) e seus oficiais aplicam um golpe de estado. Enquanto isso, o comandante da defesa Lee Tae-shin (Jung Woo-sung), um soldado obstinado, tenta impedir o plano. O elenco ainda conta com Lee Sung-minPark Hae-joon e Kim Sung-kyun.

No Brasil, 12. 12: The Day segue sem previsão de lançamento oficial. 

load_js();

Fonte: Omelete // Pedro Henrique Ribeiro

Veja também