FILMES NO CINEMA

Criadores de 'Glee' revelam importância de Naya para a série e para a TV

Publicado em 14/07/20 17:00

Os criadores de "Glee" — Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan — escreveram hoje uma mensagem de despedida para a atriz Naya Rivera, declarada morta ontem pela polícia após se afogar no lago Piru, na Califórnia (EUA).

O trio contou como estava com o "coração quebrado" após a morte da atriz, que interpretou a personagem Santana Lopez na série, e como foram sortudos de encontrá-la na carreira.

"Naya não era regular na série quando lançamos 'Glee'. Ela não tinha mais do que algumas falas no piloto, mas não demorou mais do que um episódio ou dois para percebermos que tínhamos sorte de encontrar uma das estrelas mais talentosas e especiais com as quais teríamos o prazer de trabalhar", escreveram, em comunicado.

Naya foi elogiada por transmitir a confiança de que poderia atuar, dançar e "contar uma piada, assim como ela poderia arrasar em uma cena emocionante".

"Ela podia passar de assustadora e corajosa a profundamente vulnerável com facilidade. Era uma alegria dirigir [a Naya] e uma alegria estar por perto [dela]", acrescentaram.

Os criadores também citaram a importância do papel de Santana, que desenvolve um relacionamento amoroso com a melhor amiga Britanny, interpretada por Heather Morris, durante o projeto.

"Foi uma das primeiras vezes que um relacionamento abertamente lésbico no ensino médio foi visto na televisão, e Naya entendeu o que 'Brittana' significava para as muitas jovens que estavam se vendo representadas na televisão pela primeira vez", refletiram.

"Naya sempre se certificou que o amor de Santana por Brittany fosse retratado com dignidade, força e com intenções puras. Ela sempre se emocionava com as garotas que a procuravam para lhe dizer o quanto o amor de Santana e Brittany as afetava."

Carreira

Naya começou sua carreira aos 4 anos no projeto "Royal Family", mas ganhou a fama com a série musical criada por Ryan Murphy. Como a líder de torcida Santana, Maya foi ganhando espaço em "Glee" e na segunda temporada foi promovida para o elenco principal.

Com turnês pelo mundo, inúmeros prêmios de TV e trilhas sonoras sempre entre as mais vendidas, parte do elenco da série, assim como Naya, apostaram na carreira musical.

Em 2011, ela assinou como artista solo com a Columbia Records — a gravadora por trás das trilhas sonoras de "Glee" — e lançou seu primeiro single: "Sorry".

A música foi lançada em setembro de 2013 e contou com o rapper Big Sean. Os dois começaram a namorar e ficaram noivos naquele ano, mas terminaram o relacionamento meses depois.

Apesar de seu contrato com a Columbia, Naya nunca lançou um álbum solo.

Em 2016, ela lançou sua autobiografia "Sorry Not Sorry: Dreams, Mistakes, and Growing Up", contando detalhes da sua vida pessoal e de sua carreira na música e na televisão.

O último trabalho dela como atriz foi na série "Step Up: High Water".

Fonte: UOL Cinemas // UOL

Veja também