FILMES NO CINEMA

Artista palestina de Cannes 2025 é morta em ataque de Israel

Publicado em 21/04/25 12:00

A fotojornalista Fatima Hassoune, que estaria presente no Festival de Cannes deste ano por estrelar documentário sobre o genocídio palestino, foi morta em ataque do exército de Israel na última semana.

CCXP25: ingressos à venda para todos os dias! Garanta o seu para viver o épico!

Hassouna, que ganhou notoriedade internacional por seu fotojornalismo que registra o impacto da campanha militar israelense na população civil da Faixa de Gaza, aparece em Put Your Soul On Your Hand And Walk, do diretor franco-iraniano Sepideh Farsi

Hassouna foi assassinada apenas um dia após o anúncio da seleção do documentário para a mostra paralela de Cannes, que acontecerá entre os dias 14 a 23 de maio, paralelamente à mostra principal. A obra gira em torno de conversas em vídeo entre Farsi, cujos créditos incluem o longa de animação selecionado para a Berlinale, A Sereia, e Hassouna. Elas começaram quando o diretor se conectou com a jovem enquanto pesquisava um documentário mais amplo sobre os eventos em Gaza.

“Eu achei que ia morrer” diz diretor vencedor do Oscar sequestrado na Palestina

"Ela era tão leve, tão talentosa. Quando você assistir ao filme, entenderá", disse Farsi ao Deadline. "Eu havia conversado com ela algumas horas antes para avisá-la que o filme estava em Cannes e para convidá-la. Ela disse: 'Eu vou, mas preciso voltar para Gaza. Não quero sair de Gaza'", disse Farsi. "Eu já estava em contato com a Embaixada da França. Tínhamos acabado de iniciar o processo. Eu estava preocupada em como tirá-la e trazê-la de volta em segurança. Não queria ter a responsabilidade de separá-la da família", concluiu.

Academia do Oscar se recusou a apoiar publicamente diretor palestino sequestrado

O assassinato ocorre meses depois de o exército israelense sequestrar e torturar o cineasta Hamdan Ballal, vencedor do Oscar por seu documentário Sem Chão

load_js();

Fonte: Omelete // Matheus Fiore

Veja também