FILMES NO CINEMA

Veja reações de Hollywood à desistência de Joe Biden para presidente dos EUA

Publicado em 22/07/24 01:00

A notícia da desistência do presidente americano Joe Biden nas eleições presidenciais do país abalou os alicerces de Hollywood. Diversos artistas se pronunciaram neste domingo (21) após o informe do político, que ainda não explicou o motivo da sua renúncia à disputa.

O movimento aconteceu depois de dias de críticas da indústria à permanência do presidente na disputa, com artistas ameaçando retirar doações ao partido democrata durante as eleições.

Uma parte considerável dos artistas que comentaram a notícia também elogiaram Kamala Harris, atual vice-presidente dos EUA e provável sucessora de Biden na chapa. O diretor Spike Lee, por exemplo, escreveu em seu perfil no Instagram: "Novamente, uma irmã vem ao resgate".

Quem também anunciou apoio a Kamala foi Jamie Lee Curtis. "Eu apoio com todo o coração Joe Biden e a sua decisão em desistir, bem como apoio sem reservas Kamala Harris", declarou no Instagram a atriz, conhecida por Halloween e Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo.

"Ela é confiável, já foi testada e uma poderosa força pelos direitos das mulheres e das pessoas de cor. A sua mensagem é uma de esperança e união para a América em sua hora de maior divisão."

Outros preferiram se concentrar no anúncio de Biden, como Barbra Streisand. "Joe Biden entrará para a história como um homem que conquistou marcos importantes em quatro anos de mandato", comentou a atriz e cantora no X, o antigo Twitter. "Nós deveríamos agradecer a sua decisão pela democracia."

Julia Louis-Dreyfus também agradeceu a Biden por seu trabalho. Ela fez sucesso recentemente em Veep, série em que fazia uma vice-presidente tornada presidente do país. 

"Obrigado, presidente Biden, por seu serviço, asua liderança extraordinária e o seu amor por este país e suas pessoas."

O eterno Luke Skywalker, Mark Hamill também destacou a trajetória poítica do presidente. "Joe Biden tem um histórico de conquistas que não se equipara a qualquer presidente em nossa vida", disse o ator no X.

Hamill também criticou o ex-presidente Donald Trump, que segue na disputa: "Ele restaurou a honestidade, dignidade e integridade do cargo depois de quatro anos de mentiras, crimes, escândalos e caos."

Quem aproveitou o momento para criticar Biden foi Adam McKay, diretor de Não Olhe para Cima. "Adeus a um homem corrupto e que serviu de fachada para empresas de cartão de crédito. A sua pessoa inteira foi uma vergonha", escreveu no X o cineasta, que também critica abertamente Trump.

Ainda não se sabe quem sucederá Biden como candidato do partido democrata nas eleições presidenciais americanas. O partido vai conduzir uma nova convenção para definir a sua escolha, que pode incluir Kamala Harris —se ela quiser concorrer à presidência, ela terá que ser eleita pelo próprio partido.

load_js();

Fonte: Omelete // Pedro Strazza

Veja também