FILMES NO CINEMA

Como Bad Boys 4 faz referência ao tapa de Will Smith em Chris Rock no Oscar

Publicado em 07/06/24 19:01

Bad Boys: Até o Fim, quarto filme da franquia, está em cartaz no cinema e coloca o dedo na ferida de um dos momentos mais emblemáticos da cultura pop nos últimos anos: o tapa dado por Will Smith em Chris Rock durante a transmissão ao vivo do Oscar 2022. Apesar de não citar diretamente o ocorrido, o longa tem uma clara referência ao momento que quase implodiu a carreira do ex-astro de Um Maluco no Pedaço.

O tapa no Oscar se tornou uma sensação na imprensa após milhões de pessoas testemunharem o ocorrido pela TV. Como resultado pela agressão, Will Smith foi banido do evento por 10 anos e se afastou dos holofotes por alguns meses, retornando apenas após fazer uma retratação pública. Por tudo isso, fazer uma referência ao momento em Bad Boys 4 poderia ser algo perigoso já que o terceiro longa foi muito bem recebido por crítica e público e poderia significar um tiro no pé da franquia.

[Crítica] Mesmo sem surpresas, Bad Boys: Até o Fim mostra que a franquia ainda tem fôlego Onde assistir à franquia Bad Boys

Como o filme faz referência ao tapa

É necessário dizer que o momento da referência é interpretativo. Parte do público pode achar a sequência inofensiva e que nada tem a ver com o caso, enquanto outros notaram a pequena "homenagem" no momento em que assistiram ao filme no cinema.

O que está claro é que há uma cena no longa cuja semelhança com o incidente é nítida. Durante a sequência de ação no clímax de Bad Boys: Até o Fim, Mike (Will Smith) sofre um ataque de pânico, e resta a Marcus (Martin Lawrence) literalmente e figurativamente dar-lhe um tapa para que o amigo recuperasse os sentidos.

A cena efetivamente dá a Smith um gostinho de seu próprio remédio e mais um pouco, punindo subtextualmente o ator e ao mesmo tempo proporcionando um pouco de humor pastelão para o momento. A sequência ainda tem subtexto adicional de como o público deseja ver Smith: não como o homem que interrompeu o Oscar por causa de uma briga pessoal, mas sim como um herói de ação cuja carreira é marcada por inúmeros sucessos e elogios.

O novo longa contará com os retornos de Adil El Arbi Bilall Fallah (Ms. Marvel) na direção. O longa é escrito por Chris Bremner (Bad Boys Para Sempre).

O primeiro Bad Boys saiu em 1995 e lançou Michael Bay como diretor e Smith como astro de ação, arrecadando 141 milhões de dólares mundialmente. A sequência de 2003 teve arrecadação mundial de 272 milhões de dólares.

Bad Boys 4 está em exibiçção nos cinemas.

load_js();

Fonte: Omelete // André Zuliani

Veja também