FILMES NO CINEMA

Antonio Campos, o diretor meio-brasileiro que pode aparecer no Oscar 2021

Publicado em 16/09/20 05:00

Antonio Campos, o diretor meio-brasileiro que pode aparecer no Oscar 2021

Antonio Campos nos bastidores de 'O Diabo de Cada Dia'
Divulgação

Beatriz Amendola

De Splash, em São Paulo

16/09/2020 04h00

O longa dramático "O Diabo de Cada Dia", que estreia hoje na Netflix, tem um dos elencos mais estrelados que você vai ver esse ano: Robert Pattinson, Tom Holland, Riley Keough, Bill Skarsgarsd, Mia Wasikowska...

É muito poder!

Continua depois da publicidade

Mas talvez você ainda não conheça o homem responsável por reunir tantos talentos: o cineasta Antonio Campos, que não só dirige o filme como também escreveu o roteiro ao lado do irmão, Paulo.

E se o nome soa brasileiro, é porque Antonio é realmente meio brasileiro: o cineasta de 37 anos é filho de Lucas Mendes, jornalista e apresentador do "Manhattan Connection", com a produtora americana Rose Ganguzza, especializada em filmes independentes.

Imagem: Divulgação

Antonio estreou na direção com "Buy It Now", de 2005. Seu filme seguinte, "Depois da Escola" (2008), estreou na prestigiada mostra Um Certain Regard, do Festival de Cannes, enquanto o elogiado "Christine" (2016) foi exibido no Festival de Sundance e em vários outros eventos ao redor do mundo.

Mas mesmo que você não veja filmes independentes, é bem possível que você já tenha visto algum trabalho do cineasta sem saber: ele dirigiu cinco episódios da série "The Sinner", da qual é produtor executivo, e um da primeira temporada de "O Justiceiro" —ambas da Netflix por aqui.

Continua depois da publicidade
Antonio dirigiu a série 'The Sinner'
Imagem: Divulgação

"O Diabo de Cada Dia", agora, é um novo passo na carreira de Antonio. Não só o filme é um dos principais lançamentos da Netflix para o ano, como ainda entrou no radar como um dos possíveis indicados ao prêmio mais importante do cinema em 2021.

Você sabe de quem estou falando...

Splash bateu um papo com Antonio, e o Oscar, por enquanto, não é uma preocupação para ele.

Continua depois da publicidade

Tem a pressão de saber o que as pessoas vão pensar. O importante para mim é que as pessoas gostem do filme, tenham uma reação forte, e que a equipe esteja feliz com o trabalho. Depois, não sei. Eu sei que neste momento a Netflix está dando muita força para o filme, o que significa muito para mim.

Mas sobre o que é "O Diabo de Cada Dia"?

Baseado no livro de Donald Ray Pollock, que por aqui ganhou o título de "O Mal Nosso de Cada Dia", o filme acompanha vários personagens entre duas cidadezinhas do meio-oeste americano, entre as décadas de 1950 e 1960. O dia a dia deles é cheio de violência e de relações perversas com a fé, em um drama cheio de suspense.

Adoro esse mundo, mas o coração da história é a relação entre um pai e um filho. E a relação deles com a religião, com o trauma. É uma história que eu estava interessado em contar, o que era o mais importante, e tinha muitos personagens que eu adorei.

Elenco estrelado

O pai e o filho que Antonio fala são vividos por Bill Skarsgard e Tom Holland —e é ele, nosso Homem-Aranha, que assume o papel de protagonista do filme, Arvin, um garoto que só quer proteger sua família.

Pode acreditar: você nunca mais vai vê-lo do mesmo jeito.

Continua depois da publicidade

O Tom é um ator tão esperto, tão forte, que não foi difícil trabalhar com ele. Ele queria muito entrar nessa mentalidade do Arvin e ver o mundo dele, conhecer esse jeito de pensar. Foi um prazer.

Imagem: Divulgação

Quem também se destaca em cena é Robert Pattinson, na pele de Preston Teagardin, um pastor que é tudo, menos um exemplo. Ele não aparece tanto como Tom, mas entrega uma atuação de arrepiar —especialmente nos momentos em que o personagem prega na igreja.

Uma coisa que eu sempre falava com o Robert era: 'não se segure, só vai'. E ele foi. Às vezes, ele ficava tão louco que começava a rir. As minhas atuações favoritas são aquelas em que o ator está em um caminho, que, se for um pouquinho para o lado, não funciona. É muito empolgante o momento em que você vê isso funcionar.

Imagem: Divulgação

Continua depois da publicidade

Aliás, uma curiosidade: Robert foi o primeiro ator a ser escalado para o longa, lá em 2017. Ele leu o roteiro e gostou logo de cara do pastor Teagardin. "O Robert está tendo uma carreira muito interessante, ele gosta de personagens complicados", elogia Antonio.

(Cá entre nós, mal podemos esperar para vê-lo complicado como Batman, né?)

E o futuro?

Ainda não sabemos como vai ser a temporada de premiações, mas pode anotar: você ainda vai ver muito o nome de Antonio.

O cineasta (que, aliás, é fã de outro dois brasileiros: Fernando Meirelles e Karim Ainouz) já está escalado para dirigir o filme de terror "The First Omen" e para produzir e dirigir a série "The Staircase", que terá Harrison Ford como protagonista.

Fonte: UOL Cinemas

Veja também