Oscar 2025: Ainda Estou Aqui é primeiro longa brasileiro indicado a Melhor Filme
Publicado em 23/01/25 12:00
Ainda Estou Aqui é o primeiro filme inteiramente brasileiro a ser indicado à categoria de Melhor Filme no Oscar. O longa de Walter Salles, que estrela Fernanda Torres e Selton Mello, concorrerá ao principal troféu da maior premiação do cinema mundial. A curiosidade é que outro filme brasileiro já esteve nessa posição, mas há alguns poréns.
Oscar 2025 | Onde assistir a todos os filmes indicados a Melhor Filme Oscar 2025 | Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme; veja as indicações Oscar 2025 | Ainda Estou Aqui é indicado como melhor filme internacionalLançado em 1985, O Beijo da Mulher Aranha foi indicado ao Oscar de Melhor Filme em 1986. O filme, entretanto, era tão estrangeiro quanto brasileiro: dirigido pelo argentino Héctor Babenco e estrelando nomes como William Hurt, dos Estados Unidos, e Raúl Juliá, porto-riquenho radicado nos EUA.
Por outro lado, Ainda Estou Aqui também possui nomes franceses envolvidos em sua concepção, já que é coproduzido pela Arte France Cinéma. Ainda assim, o elenco é totalmente brasileiro e, claro, o longa é ambientado no Rio de Janeiro, durante a Ditadura Militar.
O filme é ambientado no Brasil de 1971, e mostra um país em crise e sob o controle cada vez maior da ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história verídica acompanha uma mãe de cinco filhos que é obrigada a se reinventar como ativista quando seu marido é sequestrado pela Polícia Militar e desaparece sob sua custódia.
Fernanda Torres é a protagonista do longa, vivendo Eunice. A atuação da atriz tem sido recebida com louvor e indicações mundialmente. A principal delas, até agora, foi a de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro, onde Torres recebeu o prêmio. Também indicadas estavam Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton e mais.
Ainda Estou Aqui | O que o Globo de Ouro de Fernanda Torres representa no Brasil Lista completa de vencedores do Globo de OuroPrimeiro longa de Walter Salles em uma década, Ainda Estou Aqui segue em cartaz nos cinemas e conta ainda com Selton Mello no elenco e participação especial de Fernanda Montenegro, com quem o cineasta trabalhou no memorável Central do Brasil, como uma versão mais velha de Eunice.
Ainda Estou Aqui segue em cartaz no Brasil e já atraiu mais de três milhões de espectadores ao cinema. O filme foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024.
Fonte: Omelete // Breno Deolindo