FILMES NO CINEMA

A Substância | Entenda o final do filme de terror com Demi Moore

Publicado em 19/09/24 09:00

ATENÇÃO: Spoilers de A Substância a seguir!

A Substância chegou hoje (19) aos cinemas brasileiros, após passagem pelo Festival de Cannes 2024, onde o Omelete teve a primeira oportunidade de assistir ao excelente filme de terror estrelado por Margaret Qualley e Demi Moore. Na trama, Moore é Elisabeth Sparkle, uma ex-estrela de cinema e apresentadora de TV que se vê demitida por conta do envelhecimento.

Acontece que, mais ou menos ao mesmo tempo, ela fica sabendo da tal substância, uma engenhoca científica que promete ajudar os usuários a serem “a melhor versão de si mesmos”. Desesperada, ela faz uso da substância e descobre que a premissa é bem literal, uma vez que acaba dando luz à uma jovem chamada Sue (Qualley), cuja beleza e vitalidade conquistam o mundo - e seu antigo emprego - no lugar de Elisabeth.

[Crítica] A Substância é uma tonelada de dinamite cinematográfica, explodindo por 2h30 sem parar

A substância, no entanto, vem com regras muito rígidas de uso: Sue e Elisabeth nunca podem conviver, uma vez que uma fica desacordada enquanto a outra está à solta no mundo, e o ciclo para “trocar” de um corpo para o outro é estabelecido claramente em sete dias. Aos poucos, no entanto, a apresentadora vai desrespeitando esses limites, tentando viver mais e mais tempo como a jovem Sue - o que ocasiona deformidades corporais e, mais tarde, um confronto catastrófico entre suas duas personalidades.

O ápice da trama da diretora e roteirista Coralie Fargeat acontece durante a transmissão de um programa especial de réveillon, para o qual Sue foi chamada como principal apresentadora. É lá que Elisabeth, já com o corpo completamente deformado, toma o lugar de seu alter ego mais jovem e se apresenta para um público aterrorizado e enojado - e, quando o show de fim de ano vira um show de horrores, a ex-estrela começa a secretar fluídos e derramar sangue e tripas sobre um público que não a reconhece mais.

[Lista] Os 10 melhores filmes que vimos no Festival de Cannes 2024

No fim das contas, o que resta de Elisabeth é o seu rosto por cima de um enxerto de pele, que vai rastejando para fora da estação de TV até chegar à Calçada da Fama, na estrela dedicada a ela. Com o passar da noite, até mesmo este vestígio monstruoso da ex-estrela vai se desmanchando em um gel repulsivo, que finalmente é sugado pelo equipamento de limpeza de um funcionário público que está cuidando da calçada - marcando assim o fim de Elisabeth Sparkle.

A Substância já está em cartaz nos cinemas nacionais.

load_js();

Fonte: Omelete // Caio Coletti

Veja também