Yolanda Cardoso

Yolanda Cardoso da Silva (Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1928 — Rio de Janeiro, 10 de julho de 2007) foi uma atriz brasileira.

Seu maior sucesso no palco foi na peça O cão siamês, de Antonio Bivar, em 1969. Bivar reescreveu a peça, e Yolanda novamente viveu o papel de Alzira Power ou Alzira Porra-Louca (título censurado pela ditadura militar), em 1971, dividindo o palco, primeiro com Antonio Fagundes e depois com Marcelo Picchi.

Interpretou mais de 40 personagens na TV. Entre os destaques, estão suas atuações em Sítio do Picapau Amarelo, em 1980 (episódio "A santa do pau oco"), no seriado Bandidos da Falange (1983) e na novela Direito de Amar (1987).

O último trabalho na televisão foi o episódio "Filho Porque Qui-lo", interpretando a personagem Carolina Koifner, no humorístico Sai de Baixo, em 1998.

A partir de 2001, Yolanda passou a morar no Retiro dos Artistas, em Jacarepaguá. Morreu de pneumonia e infecção generalizada, no Hospital Municipal Álvaro Ramos, no Rio de Janeiro, e foi sepultada no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro.