Walter Salles

Walter Moreira Salles Júnior (Rio de Janeiro, 12 de abril de 1956) é um diretor e produtor brasileiro. Figura importante do Cinema de Retomada no Brasil, Salles é amplamente considerado um dos maiores cineastas brasileiros de todos os tempos. Entre seus reconhecimentos, seus filmes ganharam um Oscar, três prêmios no Festival de Cannes, três prêmios no Festival de Veneza, dois British Academy Film Awards, um Urso de Ouro e um Globo de Ouro, além de outras três indicações ao Oscar.

Ele se tornou conhecido internacionalmente por seu filme Central do Brasil (1998), que recebeu duas indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Seus trabalhos subsequentes incluem Abril Despedaçado (2001), Diários de Motocicleta (2004), Água Negra (2005) e Na Estrada (2012). Enquanto seu filme aclamado pela crítica Ainda Estou Aqui (2024), recebeu uma rara indicação dupla de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, vencendo esta última, tornando-se o primeiro filme brasileiro a conquistar ambas realizações.

Herdeiro do Itaú Unibanco, com uma fortuna avaliada em 4,2 bilhões de dólares (cerca de 25,6 bilhões de reais), Salles é o terceiro cineasta mais rico do mundo.