Tupac Shakur

Tupac Amaru Shakur (nascido Lesane Parish Crooks; Nova Iorque, 16 de junho de 1971 – Las Vegas, 13 de setembro de 1996), também conhecido pelos seus nomes artísticos 2Pac e Makaveli, foi um rapper, ator e compositor norte-americano. Ele é considerado um dos melhores e mais influentes rappers de todos os tempos. Os acadêmicos o consideram um dos artistas musicais mais influentes do século XX e um proeminente ativista político da população negra estadunidense. Além de sua carreira musical, Shakur também escreveu poesia e estrelou filmes. Ele está entre os artistas musicais com os maiores números de vendas de todos os tempos, tendo vendido mais de 75 milhões de discos mundialmente. Seu conteúdo lírico foi notado por abordar injustiça social, questões políticas e a marginalização de outros afro-americanos, mas ele também era sinônimo de gangsta rap e letras violentas.

Shakur nasceu na cidade de Nova Iorque, filho de pais que eram ativistas políticos e membros do Partido dos Panteras Negras. Criado pela sua mãe, Afeni Shakur, ele se mudou para Baltimore em 1984 e para a Baía de São Francisco em 1988. Com o lançamento de seu álbum de estreia 2Pacalypse Now (1991), ele se tornou uma figura central do hip-hop da Costa Oeste por seu rap consciente e letras políticas. Shakur conquistou ainda mais sucesso crítico e comercial com seus álbuns seguintes multiplatinados Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z... (1993) e Me Against the World (1995). Seu quarto álbum de estúdio, All Eyez on Me (1996), o primeiro álbum duplo da história do hip-hop, viu o rapper abandonar suas letras introspectivas em favor do gangsta rap volátil e recebeu o certificado de diamante da Recording Industry Association fo America (RIAA). Em adição à carreira na música, Shakur estrelou os filmes Juice (1992), Poetic Justice (1993), Above the Rim (1994), Bullet (1996), Gridlock'd (1997) e Gang Related (1997). As canções mais notáveis de Shakur incluem "California Love", "Changes", "Dear Mama", "Hail Mary", "Keep Ya Head Up", "Hit 'Em Up", "Ambitionz az a Ridah", "All Eyez on Me", "Ghetto Gospel", "Do for Love", "So Many Tears", "To Live & Die in L.A.", "How Do U Want It", "2 of Amerikaz Most Wanted", "Brenda's Got a Baby" e "I Get Around". Ao lado de sua carreira como solista, Shakur foi porte do grupo Thug Life e colaborou com artistas como Snoop Dogg, Dr. Dre e Outlawz.

Durante a última parte de sua carreira, Shakur foi baleado cinco vezes no saguão de um estúdio de gravação de Nova Iorque e passou por problemas legais, incluindo encarceramento. Ele cumpriu oito meses de prisão por acusações de abuso sexual, mas foi solto enquanto aguardava uma apelação de sua condenação em 1995. Após sua soltura, ele assinou com a Death Row Records, de Marion "Suge" Knight, e tornou-se fortemente envolvido na crescente rivalidade do hip-hop entre a Costa Oeste e a Costa Leste. Em 7 de setembro de 1996, Shakur foi baleado quatro vezes por um indivíduo não identificado em um tiroteio em Paradise, Nevada; ele morreu seis dias depois. Após seu assassinato, The Notorious B.I.G. foi inicialmente considerado um suspeito devido à sua rixa pública; ele também foi assassinado em outro tiroteio seis meses depois, em março de 1997, enquanto visitava Los Angeles. Em 22 de setembro de 1996, uma cúpula de paz foi convocada na Mesquita Maryam por Louis Farrakhan em resposta ao seu assassinato.

O álbum de compilação póstumo duplo de Shakur, Greatest Hits (1998), é um de seus dois lançamentos—e um de apenas nove álbuns de hip-hop—a receber o certificado de diamante nos Estados Unidos. Mais cinco álbuns foram lançados desde a morte de Shakur, incluindo seu aclamado álbum póstumo The Don Killuminati: The 7 Day Theory (1996), sob seu nome artístico Makaveli, com todos recebendo certificados de multiplatina nos Estados Unidos. Em 2002, Shakur foi introduzido no Hip-Hop Hall of Fame. Em 2017, ele foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame em seu primeiro ano de elegibilidade. A revista Rolling Stone incluiu Shakur na lista dos 100 Melhores Artistas de Todos os Tempos. Em 2023, ele foi premiado postumamente com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Sua influência na música, no ativismo, na composição e em outras áreas da cultura tem sido objeto de estudos acadêmicos.