Timothée Chalamet

Timothée Hal Chalamet (Nova York, 27 de dezembro de 1995) é um ator franco-americano. Entre seus papéis iniciais mais notórios estão os de Finn Walden na série da Showtime Homeland (2012), Tom Cooper em Interstellar (2014), Kylie Scheible em Lady Bird (2017) e Elio Perlman em Call Me by Your Name (2017), onde estes três últimos são filmes de sucesso dirigidos por Christopher Nolan, Greta Gerwig e Luca Guadagnino, respectivamente. Tanto por Call Me by Your Name, quanto por Beautiful Boy (2018) de Felix Van Groeningen, Chalamet recebeu indicações por sua atuação no Óscar, BAFTA, Critics' Choice, Globo de Ouro e Screen Actors Guild, se tornando o terceiro ator mais jovem a ser indicado nas categorias de melhor ator ou melhor ator coadjuvante.

Ao longo de sua carreira, ele tem alternado entre filmes independentes e sucessos de bilheteria. Em 2019, Chalamet interpretou o rei Henrique V de Inglaterra no filme disponibilizado pela Netflix, The King, e Theodore "Laurie" Laurence em Little Women. Em 2021, ele desempenhou o papel principal de Paul Atreides no épico filme de ficção científica de Denis Villeneuve, Dune (reprisando-o em 2024 em Dune: Part Two) e teve papéis nos elencos de The French Dispatch, de Wes Anderson, e Don't Look Up, de Adam McKay. Chalamet também interpretou o jovem Willy Wonka, no filme musical Wonka de Paul King em 2023.

No teatro, Chalamet estrelou a peça autobiográfica de John Patrick Shanley, Prodigal Son, pela qual foi indicado ao Drama League Award e ganhou um prêmio Lucille Lortel.