Teca Pereira

Maria Tereza Ferreira Pereira (São Paulo, 20 de julho de 1952) é uma atriz e bailarina brasileira. Conhecida por seus trabalhos na televisão e no cinema nos anos recentes, iniciou sua carreira como bailarina no teatro ainda na década de 1970, onde se consagrou como atriz, sobretudo no teatro musical. Pereira é ganhadora de vários prêmios, incluindo um Troféu Mambembe e um Prêmio Aplauso Brasil, além de ter sido indicada para um Prêmio APETESP de Teatro.

Pereira fez sua estreia profissional na peça Gota D'Água (1977) integrando o elenco do coro de bailarinos. No entanto, sua carreira na atuação viria a começar de fato no espetáculo Meia-Sola (1978) no papel de Salomé. Em seguida, logo passou a ser chamada para outras produções, com ênfase no teatro musical onde se destacou por sua voz marcante e habilidade na dança. Esteve no elenco de montagens notórias, incluindo Aí Vem o Dilúvio (1981), a versão brasileira do espetáculo da Broadway, A Chorus Line (1983), um grande sucesso, e Mulheres de Hollanda (1990).

Na televisão, sua estreia ocorreu em 1982 como Antônia na novela Os Imigrantes: Terceira Geração, na Band TV. Após essa estreia, ela se dedicou exclusivamente ao teatro por duas décadas, retornando à TV somente em 2005. Em 2006, participou da novela Belíssima, no papel de Rita. No teatro, recebeu elogios da crítica por sua interpretação como Edna em O Que Terá Acontecido a Baby Jane? (2016), atuando ao lado de Eva Wilma, Nathalia Timberg e Nicette Bruno, e foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pelo Prêmio Aplauso Brasil. Em 2018, foi aclamada novamente por sua atuação como Romana no clássico Eles Não Usam Black-Tie, sendo a primeira atriz negra a interpretar o papel, conforme a concepção original do autor. Por essa performance, Teca recebeu o Prêmio Aplauso Brasil.

Em 2019, ganhou notoriedade por interpretar Jurema na série Segunda Chamada, da TV Globo, uma mulher de 70 anos que decide voltar a estudar a contra gosto do marido. Após esse trabalho, passou a ser requisitada para mais trabalhos na televisão e no cinema, como nas séries Pico da Neblina (2019), Família Paraíso (2022) e a produção norte-americana The Changeling: Sombras de New York (2023), além dos filmes Ritmo de Natal (2023), TPM! Meu Amor (2023) e Kasa Branca (2024).