Stella Miranda

Maristela Azevedo de Miranda (São Paulo, 5 de outubro de 1950) é uma atriz, diretora e jornalista brasileira. Formada em uma escola francesa de atuação, ficou conhecida por sua forte atuação e timbre vocal, especialmente nas comédias e no teatro musical, em que se tornou popular no país. Miranda é ganhadora de vários prêmios, incluindo um Prêmio Shell, um APTR e um Prêmio Governador do Estado.

Miranda fez sua estreia profissional na peça O Triste Fim de Policarpo Quaresma, em 1978, e logo depois concluiu seus estudos École Jacques Lecoq, em Paris. Ela é mais conhecida por suas participações no teatro musical, participou de inúmeros grandes espetáculos como atriz e diretora, além de escrever e produzir musicais de sucesso, ganhando alguns dos prêmios mais significativos do teatro brasileiro. Teve destaque em Ópera do Malandro (1979), O Analista de Bagé (1983), Bel Prazer (1985), Qualquer Nota (1988) e Caidaça na Fossa (1988).

Recebeu o Prêmio Shell e o Prêmio Governador do Estado por sua eleogiada interpretação como Carmem Miranda no musical South American Way (2001), em que apresentou-se internacionalmente. Na televisão, sua estreia foi em 1987 na telenovela Direito de Amar como a cantora Mignion. Destacou-se ainda em Salsa e Merengue (1996), eleita Melhor Atriz Coadjuvante no Melhores do Ano, A Lua Me Disse (2005) e Aquele Beijo (2011). No entanto, foi como a síndica Álvara no sitcom Toma Lá, Dá Cá (2007-09) que teve seu trabalho mais marcante, sendo indicada por três anos consecutivos ao Prêmio Qualidade Brasil de melhor atriz de humor.

Stella teve uma bem-sucedida dupla sertaneja nos anos 1990, conhecida como “Xicotinho e Salto Alto”, que chegou a se apresentar no exterior. Ela decidiu criar o projeto após assistir a um show de Milionário & José Rico. Originalmente, ela era Xicotinho e Vera Holtz foi a primeira Salto Alto. Quando Vera teve que se afastar, a atriz convidou Katia B, que se destacou na dupla. A dupla alcançou grande sucesso, cantando ao vivo e com músicas compostas por renomados artistas brasileiros, como Herbert Vianna e Marisa Monte. Eles chegaram a realizar um show no Tennessee (EUA) e percorreram o Brasil com apresentações para até 30 mil pessoas. Esses anos foram descritos como verdadeiramente dourados para ela.