Simon Maxwell Helberg (em hebraico: סיימון הלברג; Los Angeles, 9 de dezembro de 1980) é um ator, diretor, produtor, dublador e músico norte-americano. Tornou-se conhecido internacionalmente desde 2007 por interpretar o engenheiro aeroespacial Howard Wolowitz na série The Big Bang Theory, exibida pela CBS. Durante os 12 anos de transmissão, foi classificado pela revista Forbes como um dos atores mais bem pagos da televisão dos Estados Unidos, incluído na Calçada da Fama do TCL Chinese Theatre na Hollywood Boulevard, recebeu seis indicações ao Prêmio Screen Actors Guild e venceu um Critics' Choice Television Award.
Iniciou sua carreira artística na infância, realizando apresentações de jazz e rock em clubes de Los Angeles após aprender piano. Estudou belas artes na Universidade de Nova York, onde ingressou no teatro e posteriormente, em 1999, aos 19 anos, participou de seu primeiro filme, Mumford, com um personagem sem nome. No ano seguinte, estreou na televisão, com a série Popular. A partir de então, realizou diversas pequenas participações, principalmente em obras de humor, com destaque para Vernon em National Lampoon's Van Wilder (2002), protagonizado por Ryan Reynolds, Rabino Scott em A Serious Man, no programa de esquetes MADtv, Seth Tobin em Joey (2004) e Alex Dwyer em Studio 60 on the Sunset Strip (2006).
Em 2010, estreou na dublagem com Kick Buttowski: Suburban Daredevil. Helberg também dirigiu seu primeiro filme em 2014, We'll Never Have Paris. Em 2016, interpretou o pianista Cosmé McMoon no filme Florence Foster Jenkins, estrelando ao lado de Meryl Streep. O personagem lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2021, fez parte do musical Annette, do diretor francês Leos Carax. Em 2023, participou de Poker Face.