Silvero Pereira

Silvero Pereira (Mombaça, 20 de junho de 1982) é um ator e diretor brasileiro, que tornou-se conhecido por seus trabalhos no cinema e televisão. Ele é ganhador de vários prêmios, incluindo um Grande Otelo, um Prêmio Guarani, e um Prêmio Extra, além de ter sido nomeado a um prêmio Melhores do Ano. Nos anos recentes, tem sido aclamado criticamente por suas atuações em séries televisivas e produções cinematográficas, bem como sua frequente defesa de temas que incluem diversidade na indústria do entretenimento.

Graduado em artes cénicas pelo Instituto Federal do Ceará, Silvero iniciou sua carreira ainda na adolescência no teatro amador. Ele fez parte de inúmeros grupos artísticos do teatro, principalmente em seu estado, o Ceará. Ele também é autor de peças. Escreveu o espetáculo BR-Trans, o qual também protagonizou como Gisele. Recebeu aclamação por esse trabalho sendo indicado às principais premiações do teatro brasileiro. Em 2013 estreou no cinema interpretando Severino no drama Serra Pelada. Mas foi em 2017 que ele ganhou maior notoriedade ao integrar o elenco da novela A Força do Querer, como Nonato. Por seu desempenho, ele recebeu o Prêmio Extra e foi indicado ao Melhores do Ano, ambos na categoria de ator revelação.

Em 2019 se destacou no filme de ficção científica Bacurau, onde ele interpretou o herói Lunga. O personagem se popularizou e Silvero foi novamente aclamado pela crítica por sua interpretação. Por esse trabalho, ele foi premiado pela Academia Brasileira de Cinema com o Grande Otelo de Melhor Ator, além de ter recebido o Prêmio Guarani de Melhor Ator Coadjuvante e muitas outras premiações. Em 2022 voltou a ter destaque com a novela Pantanal, onde deu vida ao peão Zaquieu e também estrelando a série de suspense cômico Nada Suspeitos, da Netflix, como Áquila.