Sarah Catharine Paulson (Tampa, 17 de dezembro de 1974) é uma atriz norte-americana, mais conhecida pela participação em diversas séries de televisão, como Studio 60 on the Sunset Strip, pela qual foi indicada para o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante em série de televisão, American Horror Story e American Crime Story.
Depois de começar sua carreira nos palcos, ela estrelou numa série de televisão dos anos 90, American Gothic e Jack & Jill. Paulson apareceu em filmes de comédia como What Women Want e Down with Love e teve papéis dramáticos em filmes como Path to War e The Notorious Bettie Page. Em 2006 Paulson desempenhou o papel de Harriet Hayes na série de comédia Studio 60 on the Sunset Strip, pela qual recebeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro.
Mais tarde estrelou o drama independente Martha Marcy May Marlene e recebeu nomeações ao Primetime Emmy Awards e ao Globo de Ouro por sua atuação como Nicolle Wallace na série Game Change. Paulson estrelou como Mary Epps no filme de drama histórico 12 Years a Slave (2013) e como Abby Gerhard no filme de drama Carol (2015). Ambos os filmes receberam aclamação da crítica especializada e foram indicados para múltiplos Óscars.
Em 2011 Paulson apareceu como coadjuvante na antologia American Horror Story, interpretando personagens diferentes em cada uma das sete temporadas do show. Por seu trabalho durante toda a série, ela foi nomeada para quatro Prêmios Primetime Emmy e ganhou dois Prêmios Critics' Choice Television de melhor atriz coadjuvante em um filme/minissérie.
Em 2016, Paulson retratou a promotora da vida real, Marcia Clark, na primeira temporada da série antológica American Crime Story, subtitulada The People v. OJ Simpson. Por seu trabalho na série ela recebeu inúmeros prêmios, como os três principais da televisão mundial, sendo eles o Emmy, Globo de Ouro e SAG Award de melhor atriz em filme ou minissérie. De acordo com a revista Time, ela foi uma das 100 pessoas mais influentes do ano de 2017.