Rupert Alexander Lloyd Grint (Hertfordshire, 24 de agosto de 1988) é um ator e produtor britânico. Adquiriu grande notoriedade interpretando o icônico Ronald Weasley (mais conhecido por Rony Weasley no Brasil), um dos três protagonistas da série de filmes Harry Potter, baseada nos livros da autora britânica J.K. Rowling.
Grint é um grande fã da série de livros Harry Potter, tendo ganhado até um concurso de sósias de Rony Weasley, promovido por um jornal. E após ter conhecimento das audições para Harry Potter and the Philosopher's Stone (2001) por meio de um anúncio da BBC, produziu um vídeo caracterizado como sua professora de teatro, falando sobre si e cantando um rap dizendo por que seria a melhor escolha para interpretar Ron. Tal originalidade acerca do vídeo, chamou a atenção dos produtores, e após meses de testes e audições, foi atribuído a Grint, com então onze anos de idade, o papel do ruivo Ron Weasley. De 2001 a 2011, Grint estrelou todos os oito filmes da série Harry Potter, ao lado de Daniel Radcliffe (Harry Potter) e Emma Watson (Hermione Granger).
Antes de ser escalado como Rony, Grint ainda não havia atuado profissionalmente, tendo somente participado de peças escolares e de teatros locais, como no Top Hat Stage and Screen School, um teatro local que o escalou para interpretar um peixe em uma peça de A Arca de Noé e Rumpel na adaptação do conto alemão, Rumpelstichen.
Em 2002, Grint fez sua primeira participação em um filme fora da franquia Harry Potter, interpretando o garoto prodígio Alan A. Allen no longa Thunderpants. Ele também emergiu como um ator de drama ao interpretar Ben Marshall no longa Driving Lessons (2006) ao lado de Julie Walters, que interpretou Molly Weasley, sua mãe na série Harry Potter. Em 2009, estrelou o polêmico filme Cherrybomb, que teve sua estreia no Festival de Berlim. No ano seguinte, Grint participou da comédia Wild Target (2010) ao lado de Bill Nighy e Emily Blunt, longa baseado no filme francês Cible Emouvante (1993). Após o encerramento da série Harry Potter, o primeiro trabalho de Grint foi no longa antiguerra Into the White (2012), em que interpreta o artilheiro Robert Smith, personagem central do longa.
Estima-se que a fortuna de Grint seja de aproximadamente 24 milhões de libras esterlinas, fruto do sucesso obtido com a série Harry Potter.