Rubén Blades Bellido de Luna (Cidade do Panamá, 16 de julho de 1948) é um cantor, compositor, músico, ator, advogado e político panamenho que desenvolveu a maior parte de sua carreira nos Estados Unidos. Seu estilo musical é classificado como salsa intelectual.
Desde os anos 70 até a atualidade já gravou mais de vinte álbuns e já foi convidado a participar de mais de quinze gravações com vários artistas de diferentes gêneros e tendências musicais. Em reconhecimento ao seus trabalhos já recebeu seis prêmios Grammy. Também participou como ator em diversas produções cinematográficas.
Rubén Blades é conhecido como um duro crítico dos regimes ditatoriais de toda a América Latina, pois sempre faz referência a estes assuntos nas letras de suas canções, como por exemplo em "Desapariciones". Também criticou o imperialismo americano, como pode ser conferido na música "Tiburón". Em 1994 participou das eleições presidenciais de seu país, nas quais alcançou o terceiro lugar, com vinte por cento dos votos, dentre mais de uma dezena de candidatos. Em 2004 Blades apoiou a candidatura presidencial de Martín Torrijos (filho de Omar Torrijos) e, mais uma vez, este ganhou as eleições. Blades aceitou e exerceu o posto de ministro do turismo no novo governo, permanecendo no cargo até o ano de 2009.