Royce Gracie

Royce Gracie (Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1966) é um mestre brasileiro de Jiu-Jitsu e ex-lutador de jiu-jitsu e MMA, é membro do Hall da Fama do UFC e praticante do Gracie Jiu-Jitsu. Membro da família Gracie, Royce é considerado uma das figuras mais influentes da história das artes marciais mistas (MMA). Ele também competiu no PRIDE Fighting Championships, K-1 e no Bellator.

Gracie ganhou fama por seu sucesso no Ultimate Fighting Championship. Entre 1993 e 1994, ele foi o vencedor do UFC 1, UFC 2 e UFC 4, que na época era um torneio mata-mata de peso aberto com regras mínimas. Ele usou suas habilidades para derrotar oponentes maiores e mais pesados, o que o tornou um grande expoente e ajudou a popularizar o jiu-jitsu brasileiro. Ele também era conhecido por sua rivalidade com Ken Shamrock, a quem venceu no UFC 1 e depois empatou na revanche do Superfight no UFC 5. Royce viria depois a competir no PRIDE Fighting Championships, onde é mais lembrado por sua luta de 90 minutos contra Kazushi Sakuraba em 2000 no Pride Grand Prix 2000 e uma polêmica luta de regras mistas "Judô x Jiu-Jitsu" contra o medalhista de ouro olímpico no judô Hidehiko Yoshida no evento Pride Shockwave em 2002.

Royce Gracie popularizou o Gracie Jiu-Jitsu (também conhecido como jiu-jitsu brasileiro) e revolucionou as artes marciais mistas com seus resultados contribuindo para o movimento de grappling e luta de chão no esporte. Em 2008, Gracie foi classificado pelo Inside MMA como o terceiro maior lutador de artes marciais mistas de todos os tempos. Por seu pioneirismo nas artes marciais mistas, Royce Gracie foi o primeiro a entrar no Hall da Fama do UFC em 2003, junto com seu outrora rival Ken Shamrock.