Robert Barton Englund (Glendale, 6 de junho de 1947) é um ator, apresentador de televisão, diretor de cinema, gerente de teatro e dublador norte-americano, mais conhecido por interpretar, na cinessérie A Nightmare on Elm Street, o assassino sobrenatural Freddy Krueger, o qual está incluído na lista dos maiores vilões do cinema, compilada pelo Instituto Americano de Cinema, bem como em várias outras publicações. Englund interessou-se pela atuação ainda na adolescência e aperfeiçoou sua formação em uma escola de teatro ligada à Real Academia de Arte Dramática. Trabalhou por cinco anos no teatro local de Michigan até conseguir seu primeiro papel cinematográfico em 1973.
Seu primeiro papel a fazer um relativo sucesso foi o alienígena Willie, personagem da minissérie de ficção científica V, exibida originalmente em 1983. Entretanto, o grande marco de sua carreira se deu em 1984, quando ele fez o teste para A Nightmare on Elm Street, um projeto do então independente cineasta Wes Craven, e conseguiu o papel de Freddy; o filme tornou-se um sucesso internacional e o nome do ator ficou associado ao personagem. Ele participou, posteriormente, de outros filmes do gênero, entre os quais The Mangler, Wishmaster, Urban Legend e 2001 Maniacs.
Englund também atuou em várias telesséries e episódios especiais geralmente relacionados ao horror e, na década de 1990, estrelou Freddy's Nightmares, série dedicada a seu famoso personagem. Além disso, apresentou programas de televisão, dublou personagens de jogos eletrônicos e participou de uma websérie, Fear Clinic. Ele recebeu duas indicações ao Prêmio Saturno na categoria de melhor ator coadjuvante por A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors em 1987 e A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master em 1988, e venceu um prêmio do Fantafestival por The Mangler em 1995.