Rizwan Ahmed (pronúncia em urdu: [ɾɪzˌwɑːn ˈɛɦˌməd̪]; 1 de dezembro de 1982), é um ator e musicista britânico. Ele já recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Óscar da Academia e o Emmy do Primetime, além de indicações para dois Globos de Ouro e dois Prêmios BAFTA. Em 2017, ele foi incluído na lista anual da Time 100 das pessoas mais influentes do mundo.
Depois de estudar artes cênicas na Royal Central School of Speech and Drama, Ahmed começou sua carreira de ator em filmes independentes como The Road to Guantanamo (2006), Shifty (2008), Four Lions (2010), Trishna (2011) e The Reluctant Fundamentalist (2013); ele teve seu primeiro papel de destaque em Nightcrawler (2014), o que deu oportunidade para personagens em filmes de grande orçamento no ano de 2016, Jason Bourne e Rogue One. Por estrelar como um jovem acusado de assassinato na minissérie da HBO The Night Of, Ahmed recebeu aclamação da crítica especializada por seu desempenho, vencendo o Emmy do Primetime de Melhor Ator Principal em Série Limitada, se tornando o primeiro muçulmano e primeiro homem de ascendência asiática a vencer uma categoria de atuação na cerimônia. Ele recebeu outra indicação ao Emmy no mesmo ano pela sua participação na série de comédia Girls. Ele depois, interpretou Carlton Drake no filme de super-herói Venom (2018), e um baterista que perde a audição no filme dramático Sound of Metal (2019), neste último, o ator voltou a receber aclamação dos críticos, sendo indicado e premiado por diversas associações, incluindo ao Óscar de Melhor Ator, fazendo de Ahmed o primeiro muçulmano indicado na categoria. Ele produziu, roteirizou e estrelou o filme Mogul Mowgli (2020), recebendo indicação ao BAFTA de Melhor Filme Britânico.
Como musicista, ele foi um dos membros do grupo Swet Shop Boys, e ganhou reconhecimento da crítica pelos álbuns de hip hop Microscope e Cashmere; recebeu sucesso comercial ao lançar com outros artistas a coletânea The Hamilton Mixtape, que atingiu o topo da Billboard 200 (EUA), e com a canção "Immigrants (We Get the Job Done)", venceu um Prêmio MTV Video Music. Em 2020, Ahmed lançou o The Long Goodbye, aclamado pela crítica e lançou também um curta-metragem de mesmo nome em acompanhamento ao álbum; no qual recebeu um Óscar de Melhor Curta-Metragem em Live Action.
Como ativista, é conhecido pela sua música de political rap, esteve envolvido na conscientização e promoção de fundos para crianças ruaingas e sírias refugiadas, e tem defendido a representatividade na Câmara dos Comuns.