
Robyn Rihanna Fenty (Saint Michael, 20 de fevereiro de 1988), mais conhecida como Rihanna, é uma cantora, compositora, atriz, empresária e estilista barbadense. Ela ganhou destaque na indústria musical após o lançamento de seus dois primeiros álbum de estúdio, Music of the Sun (2005) e A Girl like Me (2006). Apesar disso, foi apenas com o terceiro, Good Girl Gone Bad (2007), que ela consagrou-se como um ícone pop. O primeiro single do projeto, "Umbrella", liderou a Billboard Hot 100 por por sete semanas consecutivas.
Ela seguiu mantendo o sucesso com seus quatro álbuns seguintes; Rated R (2009), Loud (2010) e Talk That Talk (2011). Todos os quais extraíram canções que foram primeiro lugar nos Estados Unidos e no mundo, como "Rude Boy", "Only Girl (In the World)", "What's My Name?" e "We Found Love". Seus dois últimos discos, Unapologetic (2012) e Anti (2016), foram os primeiros de sua carreira a liderar a Billboard 200. Ambos foram apoiados, respectivamente, pelos sucessos número um nas paradas; "Diamonds" e "Work".
Além de seus trabalho musical, Rihanna é reconhecida por seu envolvimento em causas sociais, empreendedorismo e influência na indústria da moda. Ela fundou a Fundação Clara Lionel, a marca de cosméticos Fenty Beauty e a grife Fenty sob a LVMH, tornando-se a primeira mulher negra a comandar uma marca de luxo para a empresa. A artista atuou em produções cinematográficas como Battleship (2012), Home (2015), Valerian and the City of a Thousand Planets (2017), e Ocean's 8 (2018). Em 2018, ela foi nomeada embaixadora pelo Governo de Barbados e declarada Heroína Nacional da nação em 2021.
Rihanna se tornou a artista que mais vendeu gravações digitalmente da história, um feito reconhecido pelo livro de recordes mundiais Guinness. Seu trabalho musical foi agraciado com várias condecorações, incluindo nove Grammys, treze American Music Awards, doze Billboard Music Awards e seis recordes mundiais do Guinness. Ela já comercializou mais de 200 milhões de gravações em todo o mundo, se tornando um dos artistas musicais mais bem sucedidos em vendas de todos os tempos. Rihanna também conseguiu colocar quatorze singles número um na Billboard Hot 100, a segunda maior quantidade por uma artista feminina. A revista Billboard a elegeu a terceira maior estrela pop do período 2000-2024 e a segunda mais bem sucedida do século 21 em suas paradas musicais.