Renee Zellweger

Renée Kathleen Zellweger (Katy, Texas, 25 de abril de 1969) é uma premiada atriz, cantora e produtora norte-americana. Ao longo de sua carreira ela recebeu vários prêmios, incluindo dois Oscars, quatro Globos de Ouro, dois BAFTAs e quatro SAG Awards.

Zellweger teve seu primeiro papel de destaque em O Massacre da Serra Elétrica - O Retorno (1994). Posteriormente, recebeu elogios com sua aparição em Império dos Discos, Uma Loja Muito Louca (1995) e ganhou maior reconhecimento por seu papel em Jerry Maguire: A Grande Virada (1996). Por Enfermeira Betty (2000), ela ganhou seu primeiro Globo de Ouro e, por suas performances como Bridget Jones em O Diário de Bridget Jones (2001) e Roxie Hart em Chicago (2002), ela recebeu indicações consecutivas ao Oscar de Melhor Atriz. Zellweger reprisou seu papel como Bridget Jones em duas sequencias igualmente bem-sucedidas (2004, 2016).

Ela ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação no drama Cold Mountain (2003), e interpretou a esposa do boxeador James J. Braddock em A Luta pela Esperança (2005) e a autora Beatrix Potter em Miss Potter (2006). Após estrelar papéis em filmes de menor repercussão, como Appaloosa, uma cidade sem lei (2008), Tudo por Você (2009) e Caso 39 (2009), Zellweger se afastou do cinema durante seis anos. Em 2019, estrelou a série de antologia da Netflix, Dilema e foi aclamada pela crítica por sua interpretação de Judy Garland na cinebiografia Judy: Muito Além do Arco-Íris, com a última lhe rendendo os prêmios Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, Critics' Choice Movie Awards e SAG Awards de Melhor Atriz, se tornando a primeira atriz a ganhar duas vezes todos esses prêmios pelo mesmo filme, além de ser a sétima atriz a vencer o Oscar em ambas as categorias de atuação (Cold Mountain, como atriz coadjuvante, e Judy, como atriz principal, respectivamente). Zellweger também recebeu uma indicação ao Prêmio Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional pela trilha sonora do filme.