Renato Aragão

Antônio Renato Aragão OMC (Sobral, 13 de janeiro de 1935) é um ator, comediante, roteirista, apresentador de televisão e filantropo brasileiro. Considerado um dos maiores comediantes da TV brasileira, tornou-se célebre pelo personagem Didi, com o qual liderou o grupo humorístico Os Trapalhões, entre as décadas de 1960 a 1990.

Formado em direito pela Faculdade de Direito do Ceará da Universidade Federal do Ceará em 1961, iniciou sua carreira na TV Ceará na década de 1960, viajando posteriormente para o sul, onde trabalhou em vários programas nas mais variadas emissoras, como TV Excelsior, RecordTV e TV Tupi. Nesta época, criou o personagem Didi Mocó, com o qual estrelou uma série de humorísticos, como Os Adoráveis Trapalhões e Os Insociáveis. Em 1974, retornou a Tupi, desta vez ao lado dos amigos Dedé Santana, Mussum e Zacarias, com qual formou o quarteto humorístico Os Trapalhões, que posteriormente transferiram-se para a TV Globo, tornando-se um sucesso de público e audiência por três décadas consecutivas. Ao mesmo tempo, Aragão construiu uma sólida carreira no cinema, tendo atuado, escrito e produzido mais de 40 filmes, tanto em carreira solo, como em produções dos Trapalhões, ambos sucessos de bilheteria, sendo que sete filmes do grupo estão na lista dos "dez mais vistos na história do cinema brasileiro".

Após o fim definitivo dos Trapalhões em 1995, Aragão permaneceu em carreira solo, participando de vários programas e estrelando filmes. Em 1998, criou um novo programa, A Turma do Didi, que permaneceu no ar até 2010, tendo sido substituído por um derivado, Aventuras do Didi, cujo término ocorreu em 2013. Após o fim do contrato com a Globo em 2020, Aragão permaneceu ativo, principalmente nas redes sociais, onde passou a compartilhar registros de seu dia no aplicativo Instagram com os fãs.