Pink

Alecia Beth Moore (nascida em 8 de setembro de 1979), conhecida profissionalmente como Pink (estilizada como P!nk), é uma cantora, compositora, atriz e dançarina estadunidense. Ela era originalmente um membro do grupo feminino Choice. Em 1995, a LaFace Records viu potencial em Pink e ofereceu a ela um contrato de gravação solo.

Seu álbum de estúdio de estreia, influenciado pelo R&B, Can't Take Me Home (2000), foi certificado com disco de platina duplo nos Estados Unidos e gerou duas músicas entre os dez primeiros da Billboard Hot 100: "There You Go" e "Most Girls". Ela ganhou mais reconhecimento com o single colaborativo "Lady Marmalade", da trilha sonora do filme Moulin Rouge!, que liderou muitas paradas em todo o mundo. Reorientando seu som para o pop rock com seu segundo álbum de estúdio Missundaztood (2001), o álbum vendeu mais de 13 milhões de cópias em todo o mundo e rendeu os sucessos internacionais "Get the Party Started", "Don't Let Me Get Me" e " Just Like A Pill".

Embora o terceiro álbum de estúdio de Pink, Try This (2003), tenha vendido significativamente menos do que seu trabalho anterior, o primeiro single do mesmo, "Trouble", ganhou o Grammy de Melhor Performance Vocal de Rock Feminino. Ela voltou ao topo das paradas de discos com seu quarto álbum de estúdio, I'm Not Dead (2006), que gerou os sucessos "Stupid Girls", "Who Knew" e "U + Ur Hand". O êxito continuou com Funhouse (2008), que inclui o single número um "So What". O sexto álbum de estúdio de Pink, The Truth About Love (2012), foi seu primeiro álbum número um na Billboard 200 e gerou seu quarto single número um nos EUA, "Just Give Me a Reason" (2013). Em 2014, Pink gravou um álbum colaborativo, Rose Ave., com o músico canadense Dallas Green, sob uma dupla de música folk chamada You+Me. Seus seguintes álbuns de estúdio, Beautiful Trauma (2017) e Hurts 2B Human (2019), estrearam no topo da parada Billboard 200, com o primeiro se tornando o terceiro álbum mais vendido do ano no mundo.

Pink é considerada como "Pop Royalty" ("realeza do pop") por sua voz rouca distinta e presença de palco acrobática. Ela já vendeu mais de 135 milhões de discos em todo o mundo (60 milhões de álbuns e 75 milhões de singles), tornando-a uma das artistas musicais mais vendidas do mundo. Seus prêmios incluem três Grammy, dois BRIT Awards, um Daytime Emmy Award e sete MTV Video Music Awards, incluindo o Michael Jackson Video Vanguard Award. Em 2009, a Billboard nomeou Pink a Artista da Década em músicas pop. Pink também foi a segunda artista solo feminina mais tocada no Reino Unido durante a década de 2000, atrás apenas de Madonna. O VH1 a classificou no décimo lugar em sua lista das 100 Maiores Mulheres da Música, enquanto a Billboard a premiou com o prêmio de Mulher do Ano em 2013. No 63º BMI Pop Awards, ela recebeu o BMI President's Award por "sua excelência em composição e impacto global na cultura pop e na indústria do entretenimento."